Mitos e Verdades Sobre Gatos


Algumas frases não verdadeiras, quando repetidas muitas vezes, tendem a parecer verdades. Parecem, mas não são. Os gatos, pela aura misteriosa que os envolve, são vítimas de muitos mitos e superstições, principalmente entre a população menos instruída. Aqui estão alguns mitos e verdades sobre gatos.

O primeiro mito refere-se, não apenas a gatos, mas a todo o reino animal. Algumas religiões sustentam a tese de que Deus criou os animais para servir ao homem, que seria o ser mais perfeito, obra-prima da criação Divina. Essa crença justificaria a escravidão animal, maus tratos e aprisionamento em gaiolas, zoológicos, ou para exibição pública em circos por pura diversão e ganância.

Mais alguns mitos e verdades sobre gatos

Mitos e verdades sobre gatos

Os gatos são das espécies que mais sofrem com a ignorância do homem. Dizem que gato preto dá azar. Na Índia, o gato preto dá sorte. O azar fica por conta do gato branco. Na nossa cultura há religiões primitivas que fazem sacrifícios com animais, entre eles galinhas, bodes e… o gato preto. Nas sextas-feiras, quando coincide com o dia 13, muitos gatos pretos são sacrificados. Até quando? Com que propósito?

Dizem que gatos são interesseiros. Isso é um mito. Gatos e cachorros tem personalidades diferentes. Os gatos são mais independentes, decididos, fazem o que querem, quando querem, mas isso não os torna interesseiros nem menos amorosos do que os cães. Gatos também gostam de carinho, mas cada coisa na sua hora.

Dizem que os gatos não se apegam aos donos, mas ao ambiente onde vivem. Por experiência própria, embora seja recente no trato com gatos, posso afirmar que se trata de um mito. Experimente se mudar e o gato ficará feliz no seu cantinho, na sua caixa, na nova casa, com a sua companhia. Vai estranhar a princípio, mas quem não estranharia? Seus cachorros e você também vão estranhar a mudança.

Não acredite que gatos têm sete vidas, que sempre caem em pé, que sua carne cura asma, etc. São mitos, frutos da ignorância e da maldade humana. Quem tem gato é apaixonado pelos felinos e não se cansa de proclamar seu amor pela espécie. Saiba reconhecer os mitos e verdades sobre gatos. No que pudermos colaborar… faremos a nossa parte.

 
1.785 views

2 comments on “Mitos e Verdades Sobre Gatos

  1. EU GOSTARIA DE SABER SE OS GATOS SÃO UNS BICHINHOS IRRACIONAIS, POIS PEGO SSS BICHINHOS DA RUA CUIDO , CASTRO E DEPOIS FAÇO ADOÇÃO SÓ QUE SOFRO MUITO COM ISSO , PRINCIPALMENTE QUANDO PEGO MAMAE E FILHOTS E DEPOIS SEPARA-LOS, POIS N ÃO TNHO CONDIÇÕES DE CUIDAR DE TDS, MAS O AMOR POR ELES INCONDICIONAL, , E GOSTARIA DE SABER SE O SOFRIMENTO DA MAMAE QUANDO SEPARA ELAS DO FILHOTS OU VISE VERSA ELES SOFREM MUITOS? POR FAVOR ME DIGA

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Os animais não são irracionais, como algumas pessoas ainda pensam. Eles raciocinam, decidem o que fazer e sentem emoções como nós, seres humanos. Sentem fome, frio, amor, intolerância e saudade. Cada um tem personalidade própria, comportamentos diferentes e individuais.

    Temos assistido a filmes que mostram o sofrimento de mães, de várias espécies de animais, quando separadas dos filhotes pequenos. É o instinto materno, presente em todas as espécies, não apenas nos humanos. Depois de crescidinho, cada filho deve seguir o seu caminho e levar sua vida. Isso faz parte da vida de todas as espécies e não causa sofrimento insuportável.

    Com os seres humanos também é assim, não é? Quantos filhos vivem longe dos pais, em outras cidades, outros países… a vida segue.

    Continue fazendo o bem e doando os gatinhos, sem arrependimento. Espere apenas que eles desmamem antes de doar. Depois, um novo mundo os espera. E que sejam felizes!

    Gostei da sua pergunta é vou escrever um artigo falando sobre isso.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.