Meu Cachorro Come Fezes de Gato – O Que Fazer para Evitar


Acabo de descobrir que meu cachorro come fezes de gato. Senti um misto de indignação, decepção e nojo. Isto já aconteceu com você?

São perguntas como estas o que mais se encontra na internet. Muita gente não sabe que os cachorros comem fezes de gato, de cachorro, até de humanos. Isso se chama coprofagia. Na verdade muitos sabem, mas acham que isso só acontece com cães sem dono, mal cuidados, famintos, não educados. Os seus nunca fariam isso. Mas fazem!

Segundo a Wikpédia: copro em latim significa “fezes” e fagia “ingestão”. Sendo assim: prática de ingestão de fezes. Isto ocorre naturalmente em algumas espécies de animais, como cães, gatos, insetos e aves.

Os donos de cães tem razão para tanto desapontamento. Afinal, gastam fortunas com alimento da melhor qualidade, desde a ração Super Premium, passando pelas latinhas de ração úmida, carne de primeira, arroz parboilizado, legumes, etc. Também não fazem economia com medicamentos, vermífugos, vacinas e consultas veterinárias. Tratam o cãozinho como um filho, no quintal sempre lavado com desinfetante caro e eficaz, que atua como viricida, fungicida e bactericida. Um dia o encontram cavando a terra e saindo com algo escondido na boca. De longe já sentem o mau cheiro: desenterrou cocô de gato. Logo fezes de gato, que têm um cheiro horrível e podem conter parasitas de todos os tipos, já que eles vivem pelas ruas, caçando pássaros  camundongos, alimentando-se sabe-se lá do quê.

Meu cachorro come fezes de gato. O que fazer?

Por que cachorro come fezes de gato?

Pesquisei a internet atrás das causas e soluções. Muita gente comenta o assunto. Talvez seja a principal preocupação dos donos de cães. Cheguei à conclusão que cachorro come fezes de gato simplesmente porque é cachorro. Por mais causas que sejam apontadas tentando justificara coprofagia, falta uma explicação convincente, definitiva. Cachorros são assim. Não fazem isso por fome, carência de vitaminas ou proteínas, gulodice, estresse, ou qualquer outro motivo. Fazem porque são cachorros. Alguns comem fezes, outros não, como também há crianças pequenas que comem suas próprias fezes, até que aprendem que cocô não é chocolate. Os cachorros são eternas crianças. Queremos vê-los como seres humanos, mas são cachorros.

Então, devemos aceitar passivamente?

Claro que não. Os cachorros também devem perceber que comer fezes de gato não é correto. Quando o vir comendo fezes de gato ou de outro animal, é necessário ralhar no momento em que ocorrer e, se estiver sujo (que deverá estar) levá-lo ao chuveiro, dar um banho. Ele deve perceber que fez algo errado que desagradou ao seu dono, ao líder, ao chefe da matilha. Mas isso tem que ser feito de imediato, logo após o fato. Se passar algum tempo o cachorro não mais associará a punição ao motivo.

Em uma casa próxima vive uma senhora com sua cadelinha. Ela reclama que a cachorrinha tem o hábito de comer as fezes dos pombos que infestam o quintal e não sabe mais o que fazer para evitar. Por mais que limpe, os pombos retornam e a cachorrinha corre para fazer a sua própria limpeza (com a língua). Difícil saber o que é pior, fezes de pombos ou de gatos!

Animais com este hábito devem ser observados com muito mais atenção e vermifugados frequentemente, além de vacinados anualmente. Assim como os cachorros aprendem a fazer suas necessidades no lugar certo, também aprendem a não comer fezes de gatos, cachorros, pombos, ou outros animais. É só questão de paciência, tolerância e muito amor.

 
37.871 views

16 comments on “Meu Cachorro Come Fezes de Gato – O Que Fazer para Evitar

  1. Quanto tempo vc passeia com seu cão? Geralmente o meu só faz suas necessidades depois de 30 min passeando na praça e ele adora grama… Às vezes passear mais faz ele mudar os habitos

    Responda

  2. Gente tb descobrir que minha cadela labradora criada com super Premium super bem tratada .Ela come o vovô do minha gatinha .Fiquei furiosa já uma 4 vzs nossa q raiva pior que nunca deixo na areia assim q ela faz se estou em casa vou lá e tiro e qdo não estou a gatinha fica. Outro cômodo .Já pra evitar .Mas um minuto de descuido a cachorra vai lá e come na cara dura que nojo! Fiquei furiosa .Botei a de castigo .Mas a dica gente é essa separe os animais inclusive a caixa de areia tem q ficar em cômodo separado onde o cachorro não vá .E agora levar no veterinário e vermífugar de novo mas antes tem q fz exames por isso não dá pra vermífugar por conta .Aí que raiva!!!

    Responda

  3. Eu não tinha gatos, então não sabia que meus cachorros gostavam de cocô de gato…Mas eles amam! Dou bronca na hora e eles fazem de novo. Minha filha começou a chamar os gatos de máquinas de sorvete! Tenho muito nojo, mas se não é problema grave, o jeito é ter paciência e bom humor com o problema.

    Responda

  4. E como dá trabalho,dor de cabeça,meu esposo adotou uma gatinha,logo em seguida eu adotei um cãozinho,agora de manhã vi o cão comendo as fezes da gatinha dentro da caixa c areia q ela tem,to muuuitoooo nervosa,vim confirmar se outros tbm faziam,e ele começa a chorar cinco e pouca da manhã querendo entrar,sinceramente hj eu prefiro os gatos 1 vez q adotamos uma.

    Responda

  5. Os animais de estimação dão trabalho simmasamo os meus tenho dois gatos e um cãozinho . e acho que se temos devemos encimar eles como agir sim é chato e nojento ver que eles comem o Cocó vos gatos mesmo todos sabemo que eles são crianças e que precisam ser encimados.
    Por isso se VC só tem cachorro não fale mal dos gatos pois eles são muito mais limpos e educados que os cães mas eu como tenho adoração por todos tanto que tenho todos junto comigo num apartamento e o cão precisa de ajuda para aprender..
    #amoanimaisdeestimaçao#

    Responda

  6. Descobri hoje que meu poodle está comendo as fezes da minha gatinha filhote,
    Estou uma ‘arara’ de tanta raiva.
    Meu cão tem 5 anos, come ração premium, está vacinado, vermifugado, etc.
    Muito furiosa!

    Responda

    Lorena Reply:

    @Fátima,
    Também percebi que a minha cachorro está comendo as fezes da minha gata, mas o pior é que ela só faz isso quando não estamos vendo, aí, não tem como chamar atenção. Não sei o que fazer.

    Responda

    Fernanda Reply:

    @Lorena, Fatima, se a sua vezes são da sua gata, existe um líquido que vc coloca na comida da sua gata quendeixa as fazes com gosto péssimo e geralmente o cachorro para com esse comportamento. Converse com seu veterinário.
    A minha cachorra come fezese de gatos alheios na rua, mais difícil de fazer algo :/ estou desacorçoada :/

    Responda

  7. Tenho um Lhasa com dois meses, e infelizmente notei que a porcaria do gato do vizinho esta fazendo coco no meu quintal e o cachorrinho acabou comendo! Que raiva que eu fiquei! Ele não come as fezes dele próprio, e meu quintal é extremamente limpo. Mas tem esse poblema do gato de terceiros vir encher o saco aqui em casa! Esses gatos acabaram com várias plantas aqui em casa, mataram um papagaio de outra vizinha! É um inferno! Agora estou mega preocupado do meu filhote adquirir alguma doença, já que ainda não concluiu o ciclo de vacinação e a veterinária disse que eu não posso nem sair para passear com ele!

    Responda

    joel Reply:

    @Alex Rodrigo, porcaria é o seu cachorro que come bosta ! nao fale mal dos gatos , sao educados , enterram a propria merda …seu cachorro que é o problema de ir cavar e desenterrar merda pra comer !! quem mexe na merda , fica fedendo !!!

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Os meus gatos são caçadores, como todos os gatos. Baratas, lagartixas, grilos, são seus alvos favoritos. Faz parte da genética animal. O homem não é muito diferente. Quem come sardinha em lata está comendo também as tripas do peixe. E quem limpa o camarão? Poucos retiram a tripa dorsal.

    Responda

  8. Olá pessoal, bem verdade que adestrar um cachorro parece um problema e tanto principalmente quando você quer que ele pare de latir, pare de comer fezes , e você não consegue fazer com que ele aprenda, mas eu descobri um método que faz o cachorro parar com esses hábitos nojentos. quem se interessar me mande um e-mail que eu explico direitinho: [email protected]

    Responda

    Elisabete Reply:

    Gostaria de saber oq fazer?

    Responda

  9. Nossa, eu tive uma cadela que esperava o gato terminar de fazer suas necessidades e logo corria para comer. Tive um nojo tão grande que até comecei a desgostar dela. E a gente pensa que só acontece com a gente, outros animais também fazem isso, não sabia!

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.