Melhor Ração para Cães e Gatos – Standard, Premium, Super Premium


Preço e qualidade fazem a diferença na hora de comprar a melhor ração para cães e gatos. Os dois fatores variam de acordo com o tipo da ração escolhida. Quanto maior a qualidade, maior o preço.

STANDARD, a pior ração

A ração mais barata, denominada STANDARD, ou de combate, é a pior delas. A ração STANDARD é feita com matéria-prima de baixa qualidade. O animal precisa ingerir grandes quantidades para se sentir saciado e continuará mal nutrido. Quase todo o alimento será eliminado nas fezes, bastante volumosas. O animal poderá emagrecer, mesmo comendo muita quantidade e sofrerá o efeito de uma série de doenças. A fórmula estampada no rótulo poderá indicar uma boa quantidade de proteína, mas bicos e penas são proteínas de baixa qualidade e não são digeridos. O pelo opaco, que começa a cair, mostra que o animal está se alimentando mal. Os corantes artificiais, presentes na ração STANDARD, podem causar câncer e alergias. A economia feita na compra da ração STANDARD será perdida no tratamento de doenças e suplementos alimentares.

PREMIUM, melhor custo/benefício

A ração PREMIUM está um degrau acima. Normalmente a ração PREMIUM não possui corantes ou são utilizados corantes naturais. As fezes serão menos volumosas e o aproveitamento da ração será bem maior. Isso representa economia. As rações PREMIUM não usam bicos e penas, mas carne de boa qualidade. A proteína da carne de frango, por exemplo, é superior ao farelo de vísceras de frango ou farelo de osso. O verso da embalagem mostra quais os ingredientes da ração PREMIUM. Cuidado com os eventuais substitutivos, pois podem estar sendo usados regularmente, não eventualmente.

SUPER PREMIUM, a melhor ração

Qual a melhor ração para cães e gatos?

A ração SUPER PREMIUM apresenta todas as vantagens da ração PREMIUM e mais algumas. A digestibilidade é excelente e o aproveitamento da ração é quase integral. As rações SUPER PREMIUM são enriquecidas e há rações medicamentosas, outras para raças específicas ou faixa de idade. Observe os níveis de garantia que aparecem na embalagem, como a proteína bruta, que não deve ser alta nem baixa. O extrato etéreo é a quantidade de gordura presente na ração. Sendo a melhor ração encontrada no mercado, a SUPER PREMIUM deve ser oferecida em pequena quantidade, conforme tabela presente na embalagem.  Tenha uma balança e use a quantidade correta.

dando a quantidade certa da melhor ração para cães e gatos

Observações importantes

1 – As classificações STANDARD, PREMIUM e SUPER PREMIUM foram estabelecidas pelos fabricantes das rações. Você poderá encontrar ração com outra nomenclatura. Além disso, o que é pior, não existem parâmetros numéricos para classificar as rações. Assim, uma ração rotulada como PREMIUM pode ser STANDARD. Muito cuidado na hora de comprar e, na dúvida, peça orientação ao Veterinário.

Guardando a melhor ração

2 – Depois de aberta a embalagem, a ração deve ser consumida em 30 dias, guardada em local seco, protegido da luz e calor. Costumo colocar a ração em potes plásticos que são fechados hermeticamente. Todas as qualidades da melhor ração são assim preservadas.

3 – Cereais transgênicos – Quase todas as rações utilizam cereais transgênicos. Rações sem cereais podem estar livres do selo que indica a sua presença. Mas o frango, eventual componente da ração, não comeu milho transgênico? Então, não vamos nos preocupar.

O Tudo Sobre Bichinhos tem um artigo falando sobre isso: Rações sem transgênicos para cães e gatos.

Pulo do gato (e do cachorro)

Na hora de escolher a ração para cachorro ou gato, o consumidor fica perdido no meio de tanta variedade de marcas, muitas do mesmo fabricante. O mercado é bem variado e novas marcas aparecem com frequência. As cores da embalagem tentam passar uma ideia de qualidade, requinte, segurança, o que nem sempre condiz com o que está dentro do saco. As aparências enganam.

Sabendo disso, o consumidor procura pelo nome do fabricante da ração. A maioria é pouco conhecida pelo público em geral. Finalmente descobriu uma ração cujo fabricante é famoso, uma multinacional. Esta é boa, pensa! Enganou-se. Já comprei uma ração para gatos de fabricante famoso. Era toda colorida, cheia de corantes. Para que isso?

Melhor então pedir a opinião do comerciante?

Nem sempre. O comerciante, de um modo geral, precisa comprar grandes volumes do fornecedor para obter preço competitivo. Ração tem data de validade. Então… esta ração terá prioridade para ser vendida. Nem sempre é a melhor opção. Além disso, comerciante não é especialista em rações, salvo exceções.

Quem quiser pode se aprofundar no assunto e conhecer os melhores ingredientes para rações de cães e gatos. Ainda assim, poderá confundir a proteína de bicos, pés e penas com a proteína de carne de frango. Melhor não arriscar. Na dúvida, fale com o médico-veterinário que atende seu pet. Ele saberá indicar a melhor ração, não apenas pela marca, mas também pelas necessidades específicas de cada espécie, levando em conta a raça e idade. Afinal, ele conhece muito bem aquele que vai fazer uso da ração.

 
1.082 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.