Mel de Abelhas – Tipos e Propriedades – Teste para Saber se Mel é Puro


O Mel de abelhas é um alimento que, além de ter reconhecida ação antibacteriana, ainda possui proteínas, vitaminas e sais minerais essenciais à nossa saúde. Sendo um alimento especial para a nossa saúde, deveria fazer parte da nossa dieta diária. Há muitos tipos de mel de abelhas e além das conhecidas abelhas e suas múltiplas variedades, muitos outros insetos também produzem mel, embora em menor quantidade e sem a mesma fama daquele produzido pelas abelhas.

O mel de abelhas pode vir de uma única flor, chamado de mel monofloral, ou de vários tipos diferentes de flores, o mel plurifloral. Geralmente as abelhas percorrem longas distâncias em busca de flores de diversas espécies e produzem o conhecido mel Silvestre, bastante apreciado pelo seu sabor. Mas também encontramos mel de flor de laranjeira, eucalipto, etc.

Mel de abelhas de boa qualidade

O mel de abelhas cristaliza. É normal que isso aconteça. Se o mel é puro, verdadeiro, livre de falsificações e não cristalizou com o passar do tempo, pode ter havido um aquecimento acima do normal durante a extração ou processo de embalagem, o que teria também contribuído para destruir sua propriedade antibacteriana.

Um teste simples pode indicar se o mel é puro ou falsificado. Encha um copo com água e adicione uma colher de sopa de mel. Se o mel dissolver na água, trata-se de mel impuro, fabricado com melaço de cana. Mel puro vai direto para o fundo, sem dissolver.

Para sua segurança prefira sempre adquirir mel de apicultor conhecido, em estabelecimento comercial. Comprar mel de abelhas de vendedor ambulante na porta de casa é correr um risco enorme de estar pagando caro por uma garapa de açúcar, melado, glicose de milho, e tantos outros produtos nem sempre saudáveis. Depois da compra, descoberta a fraude, você não terá como reclamar. O vendedor sumiu. Resta descartar o produto e esperar não passar mal por ter ingerido algo desconhecido, feito sabe-se lá como e com que higiene.

Mesmo sendo um mel de qualidade comprovada, crianças pequenas não devem fazer uso do alimento. A ANVISA, “Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, não recomenda a ingestão do mel por crianças com menos de um ano de idade. Há riscos de contaminação por esporos do bacilo “Clostridium botulinum”, responsáveis pelo botulismo.

Variedades mais conhecidas de mel de abelhas

  • Silvestre – tem coloração média e sabor e odor suaves.
  • Eucalipto – é um mel mais escuro e aromático, de sabor forte. Possui maiores teores de sais minerais, como potássio, ferro e manganês. É anti-séptico pulmonar, urinário e intestinal. Combate a bronquite, acalma a tosse e atua como excelente lubrificante das vias aéreas, fluidificando o muco e permitindo um expectoração facilitada. 
  • Laranjeira é um mel leve, mais claro, com sabor suave. Preferido para manter o bom funcionamento dos intestinos. Contém vários ácidos orgânicos, inclusive o ácido fórmico, que promove a tonificação dos músculos. É um excelente anti-espasmódico e sedativo, recomendado para problemas do sistema nervoso central, palpitações e nervosismos.  

Referências: Wikipédia – Yahoo

Visita ao meliponário do Canil Terra de Bem-Virá

(Meliponário é uma coleção de colmeias de abelhas sem ferrão (Meliponíneos) de vários tipos.)

 
517 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.