8 Medicamentos Proibidos para Gatos


Há alimentos e medicamentos proibidos para gatos. Seu uso pode matar. A melhor prevenção é o conhecimento.

A diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem
(Paracelso – Médico e físico do séc. XVI)

Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio
(Hipócrates – Médico e pensador considerado o Pai da Medicina – 470 A.C)

O artigo começa com dois pensamentos muito conhecidos, que se mantém atuais muitos anos após a morte de seus criadores. São verdades eternas, incontestáveis.

Falando em alimentos, há alguns extremamente perigosos para gatos. Já escrevemos um artigo sobre o assunto, mencionando cinco alimentos que seu gato não deve comer: alho e cebola, uvas, leite, carne com gordura e peixe com espinhas. Agora encontrei outra tabela, relacionando alimentos nocivos e os que são saudáveis. Segue a reprodução de um gráfico publicado no blog Dicas Animais, mantido pela médica veterinária Dra. Tatiana Grillo Rodrigues, que vive em Sorocaba, interior de São Paulo. Trata-se de um guia rápido sobre os alimentos que podem ser oferecidos, ou não, aos gatos. Vale a pena salvar e compartilhar.

alimentos e medicamentos proibidos para gatos

Medicamentos

Os medicamentos, motivo principal desta matéria, merecem uma atenção especial. Gatos são muito sensíveis e o que é permitido para o ser humano e até mesmo para cães, pode matar um gato. Alguns medicamentos são proibidos para gatos e, normalmente, os temos em nossa casa. Devemos ficar atentos para que não envenenemos nosso gatinho.

Quais são os medicamentos proibidos para gatos?

Encontrei uma relação de medicamentos proibidos para gatos no blog Dicas Animais e em vídeo disponível no YouTube. Além do nome farmacêutico da substância, a Dra. Tatiana fornece o nome comercial do medicamento encontrado nas farmácias, as indicações do produto, o que a ingestão acidental causa no gato, sintomas e a dose segura, se houver.

ACETOMONOFENO (Paracetamol)

IBUPROFENO

ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (AAS)

FENAZOPIRIDINA

BENZOATO DE BENZILA

DICLOFENACO SÓDICO

PERMETRINA

DELTAMETRINA

Praticamente não há dose segura para nenhum medicamento que contenha qualquer dessas substâncias em sua fórmula.

E não precisa ingerir. Para ilustrar, um medicamento muito usado em seres humanos e em cães é o Benzoato de Benzila, conhecido por Acarsan (uso humano), Matacura (uso em cães). É indicado para tratar sarnas e piolhos em humanos e para sarna e pulgas em cães. Mesmo sendo para uso externo, é fatal se for utilizado em gatos. Segundo a Dra. Tatiana, o produto causa vômito, diarreia, incoordenação, tremores, ataxia, convulsão, coma e morte.

Então, leia o artigo do Blog Dicas Animais e assista ao vídeo:

Em caso de intoxicação, corra para o veterinário. Espero que este artigo tenha sido útil e que ajude a salvar muitas vidas.

 
529 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.