Medicamentos Podem Matar Cães e Gatos


Medicamentos podem matar seu bichinho se não forem prescritos por um médico-veterinário. Animais são muito sensíveis a medicamentos. Os riscos de que algo faça mal podem aumentar entre espécies (ex. cães e gatos) ou entre raças da mesma espécie. Como exemplo, podemos observar que vermífugos para cães não podem ser administrados a gatos sob risco de matá-los. Mesmo entre cães, algumas raças são sensíveis a determinados componentes da fórmula. Só um veterinário pode avaliar e prescrever o medicamento seguro.

Remédios para combater pulgas talvez sejam os campeões de reações alérgicas e mortes prematuras. Afinal, são venenos. Dizem que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose aplicada. O que deu certo em um cão ou gato pode ser fatal em outro. Certa vez usamos uma coleira anti-pulgas em um poodle muito querido. Imediatamente ele começou a apresentar sintomas alérgicos muito fortes. A solução que encontramos, já que o socorro veterinário iria demorar, foi colocá-lo sob o chuveiro, lavá-lo bem, e ministrar um anti-alérgico. Desta vez deu certo.

Medicamentos podem matar, mesmo os de bons fabricantes

Medicamentos podem matar

Frequentemente recebo de amigos, principalmente dos Estados Unidos, informações sobre medicamentos de fabricantes conceituados que podem ter causado a morte de seus animais.

Na verdade, a causa da morte pode ter sido a utilização sem prescrição e orientação do médico-veterinário. Quando há acompanhamento veterinário, as possíveis consequências são avaliadas e é mais fácil aplicar antídotos e reverter quadros que poderiam ser fatais.

De qualquer maneira, sempre é bom evitar produtos que contenham veneno em sua fórmula. Pode parecer difícil. E é. Então, na dúvida, não aceite palpites de amigos, balconistas de lojas especializadas em animais, por mais bem intencionados que sejam. Fale com o VET.

Já vi cachorros tomando banho com produtos extremamente venenosos para matar pulgas e carrapatos. Pode acontecer do cachorro morrer e o carrapato sobreviver.

 
130 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.