Manobra de Heimlich Contra Engasgos Salva Vidas


Costumo acompanhar o momento da alimentação dos meus cães. Os engasgos, embora muito raros, podem acontecer. Nesta hora precisamos agir rápido e a Manobra de Heimlich poderá salvar uma vida.

O que é a Manobra de Heimlich?

Manobra de Heimlich é uma técnica desenvolvida pelo médico americano Henry Heimlich. A Manobra de Heimlich é o melhor método para desobstruir as vias aéreas superiores, retirando o corpo estranho. Quem faz a manobra de Heimlich usa as mãos para fazer pressão sobre o diafragma. Isso comprime os pulmões e faz pressão sobre qualquer objeto estranho que esteja na traqueia, expulsando-o.

Manobra de Heimlich

A Manobra de Heimlich pode ser usada em seres humanos, adultos e crianças, além de animais. Quem costuma fazer churrasco corre sério risco de engasgar. Os participantes de tais reuniões deveriam saber como agir em caso de algum participante engasgar. As carnes não reduzem o volume quando mastigadas, daí o risco de engasgos na hora de engolir. Pedaços muito grandes continuam grandes e acabam fechando a entrada de ar. Um amigo passou por isso e foi salvo por alguém que estava presente e conhecia o procedimento.

Hoje cedo ofereci a comida caseira aos meus cães: carne moída, arroz e cenoura ralada. Para fazer um agrado, coloquei um pouquinho da ração que sirvo aos gatos, bem miudinha e crocante. Foi o bastante para provocar um engasgo na Mel. Percebi que ela parou de comer e estava estranha, fazendo caretas e deixando ver seus dentes, como querendo retirar algo da sua garganta. Imediatamente levantei suas patas traseiras e dei algumas pancadinhas em suas costas, onde costumo aplicar a pipeta antipulgas. Não resolveu. Então, fiz a Manobra de Heimlich e o alívio foi imediato. A partir deste instante voltou a comer como se nada tivesse acontecido.

Para conhecer mais detalhes sobre como fazer a Manobra de Heimlich em animais, recomento este artigo no wikiHow e consultar vídeos disponíveis no YouTube. A maioria dos vídeos está em inglês, mas as imagens são claras e ajudam a entender como se faz o procedimento.

Se acontecer em seres humanos:

Mais um vídeo:

 
852 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.