Mamangaba – Abelha Solitária de Poucos Amigos


Mamangaba – abelha solitária de poucos amigos, mais se parece com uma aranha voadora. É negra e amarela, peluda, emite um zumbido ao voar. Embora sejam encontrados muitos artigos na internet dizendo que ela não ataca o ser humano, a verdade é bem diferente. Moro em área afastada dos grandes centros, com quintais e muitas árvores. Os nativos da região morrem de pavor desses insetos. Quando ouvem o zumbido indicando a sua presença, saem correndo, não querem conversa com a mamangaba.

A mamangaba é conhecida por vários nomes segundo consta na WikipédiaMangangá, mamangaba, mamangava, mangava, mangangava, mangangaba ou ainda vespa-de-rodeio no Brasil; e abelhão, mata-cavalo, abugão em Portugal.”

O ataque da mamangaba

mamangaba - abelha solitária

Hoje testemunhei dois trabalhadores, que podavam uma árvore, sendo atacados por apenas um desses insetos. Os dois saíram correndo. E não é qualquer situação que assusta quem nasce na região, acostumado aos riscos que a vida em contato com a natureza pode oferecer. Depois me disseram que uma picada desse animal, além de doer muito, pode obrigar a ida ao hospital. Além disso, ao contrário das outras abelhas, um mesmo inseto pode atacar várias vezes a mesma vítima.

Lembro que, sem saber dos riscos que corria, resolvi plantar maracujás no meu quintal. Esses insetos são fundamentais na polinização dessas plantas. A plantação atraiu algumas dessas abelhas, com seu inconfundível zumbido. Felizmente nunca fui atacado por nenhuma delas.

Quem quiser conhecer um caso real de ataque de mamangaba, contado pela vítima de uma maneira bastante divertida, recomento a leitura do artigo “Como sobreviver a um ataque de mamangaba”, no blog da Tati Bevilacqua. O fato aconteceu na Serra da Canastra, em Minas Gerais, perto da Cachoeira do Fundão. Segundo Tati, que levou várias ferroadas, “… é muito pior do que picada de abelha, marimbondo, mutuca… é indescritível a dor! Parece uma mordida, não uma picada.

 
251 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.