LHASA APSO, Cão Sagrado do Tibet


Lhasa Apso, é uma raça de cachorro de origem tibetana. Por que o nome Lhasa Apso? Lhasa é a capital do Tibet. Apso tem várias explicações, podendo significar ovelha ou cabra, já que são cães bastante peludos. Outros afirmam que Apso se refere à sua função original de Sentinela do Palácio Chinês. No Tibet, o Lhasa Apso era considerado o cão sagrado e da sorte, propriedade exclusiva dos nobres e monges, zelando pelas suas propriedades.

É um cão de companhia e mesmo adaptando-se facilmente a qualquer ambiente, gosta de viver em apartamentos. Foi levado para a Inglaterra por volta de 1900, pelas mãos dos oficiais do exército britânico. O próprio Dalai Lama o levou para os Estados Unidos em 1933. No Brasil chegou em 1966.

Doar um filhote macho significava desejar prosperidade a alguém. Muito inteligente, limpo, brincalhão, nascido especialmente para ser criado dentro de casa, não se importa de ficar sozinho enquanto seu dono trabalha. Aprende com facilidade tudo o que for ensinado.

O Lhasa Apso tem aproximadamente 25 cm de altura e a pelagem é muito abundante, chegando até o chão.  Sendo muito limpo, o macho faz xixi agachado para não sujar o pelo. Não costuma marcar território e usa sempre o jornal.

Convive bem com outras raças mas tem personalidade forte. Precisa ser controlado e o dono precisa se impor. Caso contrário, ele assumirá o comando.

Lhasa Apso, o cão sagrado do Tibet

Por ter pelos longos, necessita de um banho por semana e escovação diária ou em dias alternados. Uma tosa redondinha pode ser feita. Fica bonita e reduz o trabalho. O filhote custa em torno de mil reais.

A raça caiu no gosto dos brasileiros de classe mais elevada, sendo atualmente o preferido pelos paulistanos, segundo informação do Portal G1. É preciso tomar cuidado na hora da compra pois a raça é facilmente confundida com cães da raça Shih Tzu. Comprar em Pet Shops não garante a procedência do animal. Os riscos de comprar filhotes em Pet Shops ou anúncios em jornais é muito grande, sem falar na possibilidade de adquirir animais furtados. Sempre prefira um canil especializado e, antes da compra, avalie se é isso mesmo que você deseja. Um cão é como um filho, e necessita de atenção até o fim da vida.

 
1.927 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.