Leptospirose – Como Evitar a Doença


A Leptospirose Encerra a série de doenças que podem ser evitadas com o uso da vacina múltipla para cães, V8 – Óctupla ou V10 – Déctupla .

Na verdade, as vacinas previnem contra sete doenças, não oito ou dez como os nomes podem sugerir. A diferença está na quantidade de cepas da leptospirose que são combatidas.

A vacina V8 imuniza contra duas cepas de leptospira: Leptospira canicola e Leptospira icterohaemorrhagiae.

A vacina V10 imuniza contra quatro cepas de leptospira: Leptospira canicola, Leptospira grippotyphosa, Leptospira icterohaemorrhagiae e Leptospira pomona. Atenção: o período de imunização é de apenas seis meses.

O que vem a ser a Leptospirose?

como se contrai a leptospirose

Leptospirose, também conhecida por Mal de Adolf Weil ou Síndrome de Weil (quando se apresenta na sua forma mais grave), é uma doença bacteriana que pode atingir tanto animais quanto seres humanos. Apresenta-se de duas formas, uma mais branda, sem amarelamento da pele, que é a que atinge 90% dos doentes. A forma mais grave,  ictérica (pele amarelada) ou Doença de Weil, pode levar à morte.

A leptospirose é causada pela bactéria Leptospira, eliminada pela urina de roedores e que permanece ativa em depósitos de água. Basta enrar em contato com essa água, seja em áreas urbanas alagadas pela chuva, lagoas, represas e riachos.

A bactéria invade pequenas lesões de pele ou mucosas (oral, nasal e ocular) e se instala no organismo.

Sintomas

Doença traiçoeira, a leptospirose pode não apresentar nenhum sintoma ou apenas dores de cabeça e musculares. O período de incubação varia de 2 a 45 dias.

A maioria das vítimas apresenta febre alta e as dores musculares se localizam, principalmente, nos membros inferiores. Os olhos ficam avermelhados. Podem ocorrer tosse, faringite, dor articular, dor abdominal, sinais de meningite, manchas pelo corpo e aumento dos linfonodos, baço e fígado.

Tratamento

Há uma lei que obriga a internação em clínica veterinária de animais infectados para que sejam tratados, até a cura completa, e que sejam tomados os cuidados sanitários. A leptospirose é tratada com antibióticos, como a doxiciclina ou a penicilina e principalmente com estreptomicina ou dihidroestreptomicina que elimina a bactéria dos rins e impede a transmissão da doença.

Fontes: Wikipédia e Portal G1 (imagem)

 
850 views

2 comments on “Leptospirose – Como Evitar a Doença

  1. Pingback: Como acabar com ratos dentro de casa - Tudo Sobre Bichinhos

  2. Pingback: Guia prático de vacinação de cães e gatos - Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.