Lacraias são Animais Peçonhentos


Lacraias são animais peçonhentos e algumas espécies são bastante venenosas, podendo causar a morte de um ser humano. Ontem assisti a um pequeno trecho de um programa de TV com Richard Rasmussem, que faz coisas que nunca me atreveria a fazer. Seu programa, Mundo selvagem com Richard Rasmussen, exibido pela NatGeo é de assustar. Fiquei impressionado com o tamanho de uma lacraia, cerca de 30 cm, que passeava pelo seu braço, quando estou habituado a encontrar lacraias bem menores, com até 5 cm. O próprio Richard, habituado a conviver com animais peçonhentos, afirmou que nunca havia tocado em uma lacraia, por temer o seu veneno. Confesso que não assisti todo o programa, impressionado pela lacraia, que de vez em quando aparece em minha casa.

Rasmussen

Imagem: Divulgação NatGeo – Matéria em O GLOBO

Pesquisando na internet fiquei mais tranquilo ao constatar que as lacraias brasileiras tem veneno, sim, são animais peçonhentos, mas seu veneno parece não ser tão tóxico para o ser humano. Mesmo assim, uma picada de lacraia pode causar dor forte e inchaço no local da picada. Se a lacraia for grande pode ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida. O socorro médico deve ser procurado. Nada de correr riscos desnecessários.

Onde vivem as lacraias?

lacraias são animais peçonhentos

Ambientes úmidos, troncos em decomposição, locais com entulhos, dentro de tijolos, ralos e tubulações de banheiros, qualquer local que seja úmido e sem iluminação, são seus esconderijos favoritos. Daí a ímportância de manter quintais limpos, sem entulhos e troncos abandonados.

Das poucas espécies encontradas no Brasil, a Scolopendra subspinipes, é uma das mais comuns. As outras são: Scolopendra viridicornis, Otostigmus scabricaudaCryptops iheringi e Octocryptops ferrugineus. Fonte: Wikipédia

As lacraias têm hábitos noturnos. É comum aparecerem dentro de casa, na pia da cozinha, no banheiro, durante a madrugada. É preciso ter muito cuidado, pois podem se esconder na esponja da pia, no pano de prato, na toalha do banheiro. Colocar veneno nos ralos é uma medida preventiva bastante eficaz. Há quem aconselhe preparar uma mistura de querosene, creolina e água, despejando nos ralos. Nunca testei. É recomendado que isso não seja feito durante a noite, quando elas estão em plena atividade. Como as lacraias são muito rápidas, podem atacá-lo quando se sentirem ameaçadas. Sempre é bom lembrar que lacraias são animais peçonhentos. Não facilite com elas e procure atendimento médico se for picado por uma delas.

Observação:

Lacraias são animais peçonhentos. Seriam insetos?

Fiquei na dúvida sobre a classificação das lacraias. Seriam insetos? O site da FIOCRUZ publica:

Inseto de hábitos noturnos, elas são muito ativas, correndo rapidamente a procura de sua presa que é detectada, e muitas vezes imobilizada, através da inoculação do veneno.”

Na verdade, lacraias não são insetos. Alexandra Martins, amiga sempre antenada e estudiosa do reino animal, esclarece:

Lacraias não são insetos! Lacraias são Myriapodas, mais especificamente, chilopoda.

Caso fique na dúvida se um animal é inseto ou não, conte as pernas. Insetos pertencem ao subfilo Hexapoda, ou seja, aqueles que possuem seis pernas.”

 

Classificação científica (Wikipédia):
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Quilópodes (Os quilópodes ou centípedes são organismos da classe Chilopoda do filo dos artrópodes que inclui lacraias. São animais de rápida locomoção, carnívoros e não se enrolam. Wikipédia)
Ordem: Scolopendromorpha
Família:Scolopendridae
Género: Scolopendra

 
515 views

One comment on “Lacraias são Animais Peçonhentos

  1. Lacraias não são insetos!!! Lacraias são Myriapodas, mais especificamente, chilopoda.

    Caso fique na dúvida se um animal é inseto ou não conte as pernas, insetos pertencem ao subfilo Hexapoda, ou seja, aqueles que possuem seis pernas.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.