Kani Pode Ser Dado aos Gatos?


Uma leitora perguntou se poderia dar Kani para seus gatos. Sem saber o que dizer, pesquisei. Fiquei surpreso com as respostas. O que você acha? Antes de perguntar ao veterinário quis ver o que andava circulando pelas infovias. As respostas foram as mais variadas possíveis, algumas contra, outras a favor.

Olhando a fórmula do produto imaginei que Kani seria algo terminantemente proibido aos gatos, que são animais considerados muito delicados. O Kani, embora tenha um desenho de caranguejo na embalagem, e seja este o significado do nome Kani, do caranguejo tem apenas o aroma artificial.

De que é feito o Kani?

kani e a gatinhaKani é feito de peixe, óleo vegetal, açúcar, sal, Glutamato monossódico (presente em quase todos os alimentos industrializados para realçar o sabor), estabilizantes, corantes paprika e cochinilha que também é um corante, de cor vermelho-escura, utilizado em larga escala pela indústria cosmética e alimentícia. Para completar, contém adoçante artificial, amido e Glúten.

Já me preparava para escrever o artigo, condenando seu uso na alimentação de gatos, quando lembrei de perguntar a opinião do veterinário que atende aos meus bichinhos.

Sua resposta: Pode dar Kani ao gatinho, mas só de vez em quando, sem exagerar.

Procurando entender sua resposta, lembrei que minha gatinha veio das ruas, onde caçava insetos e outros animais de pequeno porte, até ratinhos. E os comia! Sim, por que negar? É verdade! Já encontrei metade de um camundongo na sua toca. Onde estaria a outra metade?  O que é um Kani perto disso?

Devemos considerar que um produto com essa composição não é saudável nem para seres humanos. Sal, glúten, glutamato monossódico, corantes, não são alimentos muito recomendados nem para seres humanos e muito menos para gatos. Então, mesmo sabendo que não estão proibidos, evite-os. Não fazem bem.

kani

Outro detalhe importante, que poucos dão atenção: o kani precisa ser mantido congelado a 18 graus negativos ou mais frio até a data de validade. No congelador da geladeira, mantido a 4 graus negativos, dura apenas 7 dias e, depois de aberta a embalagem, apenas 24 horas, mesmo assim na parte mais fria da geladeira, que mantém 4 graus de temperatura. Poucas geladeiras chegam a 4 graus.

conservação do kani

E você, o que acha?

 
458 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.