Gambás são Marsupiais


Gambás são marsupiais, uma espécie de mamífero dotado de bolsa abdominal, usada para transportar os filhotes. Na Austrália e Américas vivem 320 espécies de marsupiais. Nosso conhecido gambá é uma dessas espécies. Vivem nas matas, onde conseguem o alimento, principalmente frutas e pequenos animais. Com o avanço do desmatamento, os gambás são vistos nos quintais das casas procurando o que comer. Não fazem mal ao ser humano e só querem sossego. Infelizmente não são tratados com o respeito que deveriam merecer, pois são seres viventes, como os humanos. Com a desculpa de que atacariam animais domésticos, comeriam ovos e pequenas aves no galinheiro, são caçados e mortos. Há quem os coma, mas a maioria acaba no lixo. Seus filhotes, quando escapam, acabam morrendo por falta da proteção materna.

Morando em casa, já me acostumei a ver gambás no meu quintal. Os cachorros nem se importam. A convivência é pacífica. Muitas vezes impedi que algum fosse morto por um vizinho, nem tanto para proteger as galinhas, mas pelo simples prazer de matar. Só se consegue mudar o comportamento de um grupo, disseminando exemplos e novas ideias. É o que tenho procurado fazer, confesso que desanimado com o pouco sucesso. O ser humano ainda precisa evoluir bastante, em muitos aspectos. O amor precisaria estar mais presente no coração de cada um de nós. A vida deveria ser mais valorizada e os animais, nossos irmãos, amados e respeitados. Um dia, quem sabe, conseguiremos.

gambás são marsupiais

 gambás são marsupiais

 
236 views

One comment on “Gambás são Marsupiais

  1. Na minha casa as gambás fazem ninho dentro de um fogão a lenha desativado e no forro do galinheiro e comem a ração dos meus gatos. Acompanhei uma gambá por dois anos, ela comia a ração dos meus gatos, e não tinha medo deles. Acho que era idosa pois mancava de uma perna. Um dia encontrei uma ossada em cima do galinheiro e desconfiei que fosse dela. Fiquei triste pois ela já fazia parte da “família”. Tenho até filmagens e fotos com ela.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.