Fipronil Protege contra Pulgas e Carrapatos


Todo mundo conhece o Frontline®, em pipetas ou spray, que protege eficazmente cães e gatos contra pulgas e carrapatos. Este produto, à base do inseticida Fipronil, é uma das maneiras de evitar a doença do carrapato, que na verdade são três as mais conhecidas (Erliquiose, Babesiose e Febre Maculosa).

Fipronil é também uma opção para proteger seus bichinhos contra pulgas e carrapatos sem pagar os altos preços dos produtos veterinários.  Os impostos são os principais responsáveis pelos preços elevados, mas isso é assunto para outro artigo. Diariamente acontecem mais casos de mortes de animais vítimas da doença do carrapato. Em uma única casa morreram quatro cães. Isso pode e deve ser evitado.

Por que escolhi o Fipronil como prevenção? Há outras maneiras de proteger o cão ou gato. Para cães existe um comprimido que atua por três meses. Recomendo a quem pode pagar. Como disse, optei por dar uma dica para quem tem muitos animais e não pode arcar com os custos elevados. Eu faço assim com meus cães e gatos. Foi a maneira que encontrei para protegê-los por um preço que posso pagar.

TOPLINE - Proteção contra pulgas e carrapatos

O mesmo fabricante do Frontline®, a Merial Brasil, também fabrica outro produto, cujo princípio ativo é o mesmo Fipronil, para ser utilizado em gado de corte. Trata-se do Topline®. O fabricante recomenda aplicar 1 ml para cada 10 kg de peso. O preço é bem acessível, pois está à venda em embalagens de 1 e 5 litros, suficiente para proteger muitos animais durante um bom tempo.

Uso nos meus cães e gatos depois de conversar com o veterinário que os atende. Ele liberou o uso. Já li vários artigos condenando o uso de produto desenvolvido para gado em animais domésticos. O médico veterinário é o profissional certo para diagnosticar, receitar e tratar seus animais. Converse com ele.

Há quem alerte sobre a necessidade de usar uma quantidade maior de Topline®, pois ele tem 10 vezes menos Fipronil por ml do que o Frontline®. Neste caso, deveria ser aplicado 6,7 ml de Topline® nos cães até 10 kg de peso em vez de apenas 1 ml, como recomenda o fabricante para utilizar no gado. Dizem, também, que doses insuficientes não atuam eficazmente e podem causar resistência ao produto. A utilização em cães e gatos, assim como a dosagem do produto cabe ao veterinário decidir. A recomendação do fabricante  é aplicar 1 ml por 10 kg de peso, daí a importância de conversar com o veterinário. Eu aplico 1 ml nos gatos, independente do peso. Nos cães aplico 1 ml a cada 3 kg de peso. Faço isso a cada 21 dias. Torno a repetir, fui orientado por um veterinário e cada um deve procurar orientação antes de utilizar em seus animais.

 
16.983 views

18 comments on “Fipronil Protege contra Pulgas e Carrapatos

  1. #Gente, isso é matemática e não conspiracoes se pode ou nao pode aplicar! Esse negócio de linfoma é balela. Se a mesma empresa faz o produto X a 10% e a 1%, basta equivaler as doses em cada aplicação p/ obter o mesmo efeito. Segundo a bula do Frontiline, cuja concentração é de 10%, aplica-se 0,64mL. Tratando-se de Topline, cuja concentração é de 1%, aplica-se então 6,4mL para o mesmo cão. #Querem saber para os bichanos? Tem que pegar a bula, ver a recomendação segundo a concentração e recalcular para o Topline. #Já tentou esfregar a parede com sabão? Quiboa?

    Responda

  2. Foi usado no meu cão e ele começou a passar muito mal…desenvolveu um linfoma por conta do produto. O Veterinário falou q se economiza no preço pra gastar com o tratamento de quimioterapia. Se eu pudesse voltar atrás…

    Responda

  3. Olá pessoal Boa noite!
    Como faço p tirar a mancha de topline da parede? Minha cachorra se esfrega e está manchando toda parede.
    Obg!!!

    Responda

  4. super recomendo,aqui em casa temos 4 cachorros vira-latas grande. fiz a aplicação tem uma semana e não tem nada de pulga nem carrapato,no segundo dia já tinha visto resultados. usei 5ml na seringa grande pra cada um do pescoço até o rabo. até que fim vi resultado com algo

    Responda

  5. Olá… Nem sei se irá me responde, mas espero sinceramente que sim.
    Uso topline nos meus cães e sempre foi seguro, mas queria usar nos meus gatos.
    Faz algum mal?
    Se vc usa nos seus nunca deu problemas?
    Boa matéria e obrigada pela informação.

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Está no texto: Eu aplico 1 ml nos gatos, independente do peso. Nos cães aplico 1 ml a cada 3 kg de peso. Faço isso a cada 21 dias. Torno a repetir, fui orientado por um veterinário e cada um deve procurar orientação antes de utilizar em seus animais.

    Responda

  6. A concentração é a mesma 10% vcs estao falando uma besteira sem tamanho.
    Olhem as especificaçoes do Frontline e do Topline com mais atenção.

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    A concentração não é a mesma. Veja com atenção.

    Responda

  7. Olá, Muito bom você escrever que TopLine é o mesmo Fipronil que se usa em gatos e cães. Somente que por ser de gado a concentração é mais maior. Portanto 1ml para cada 10 kg de cão ou gato. Para gatos usar a seringa de 1 ml porque sempre será abaixo de 1 ml que se usa.
    Este TopLine deixa o pelo cor de rosa porque é usado em gado e a cor é para indicar no rebanho quais animais já foram tratados.Nada que incomode.
    O preço é 100,00 por um litro de TopLine (Em 1 de setembro de 2016 no Irmãos Meirelles em Campinas), que dá para descarrapatizar e despulgar 10.000 de animais! Vale a pena principalmente para quem tem vários animais. abraços

    Responda

    Paulo Afonso Teixeira Reply:

    Apenas uma correção: o Top Line é menos concentrado, daí a quantidade maior a ser aplicada em cães e gatos.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.