Fezes com Sangue nos Animais pode ser Doença do Carrapato


Fezes com sangue podem indicar doenças graves. As fezes normais são rígidas, úmidas, de cor marrom claro ou escuro, de acordo com a alimentação. O ato de defecar deve acontecer pelo menos uma vez por dia, geralmente após a refeição.

As fezes que não se enquadram nos parâmetros da normalidade e indicam a presença de sangue podem ter características que indicam a origem do sangramento. Se o sangue se apresenta de cor escura, o sangue está coagulado, e possivelmente a causa do sangramento está no estômago. Se o sangue apresentar cores vivas, significa que o sangramento ocorreu no intestino do animal.

Essas informações são importantes para que o Veterinário possa fazer um diagnóstico e tratar o bichinho. Há doenças que se instalam no estômago, outras no intestino.

Algumas causas de fezes com sangue

Vet identificando a causa de fezes com sangue em cachorros

Se o animal ingere um corpo estranho, isso poderá ocasionar sangramento. Nem precisa ser algo cortante. Um simples botão pode irritar o estômago ou intestino e causar sangramento. Algumas bactérias e vírus também causam lesão no trato intestinal. A parvovirose faz com que o filhote elimine muito sangue pelas fezes. É um sangue marron escuro, que faz com que as fezes tenham um odor muito forte e desagradável.

As verminoses também são responsáveis por causar fezes com sangue. Animais não vermifugados a cada três meses podem hospedar os vermes nas paredes do intestino, onde provocam lesões. Então, se o sangue estiver vermelho vivo, a causa pode ser verminose.

Animais que bebem pouca água também podem apresentar sangramento, pois o ressecamento das fezes aumenta o esforço e pode ocasionar rompimento dos vasos sanguíneos.

O diagnóstico deve ser feito por um médico veterinário. Não adianta interromper a diarreia sem identificar as causas. Deve ser feito um exame parasitológico de fezes e um hemograma completo, pois a doença do carrapato também pode causar a perda de sangue nas fezes. A Erlichiose baixa  as plaquetas no sangue do animal, fazendo com que aconteçam hemorragias.

O Veterinário sempre deve ser consultado pois um tratamento inadequado, um diagnóstico feito pela internet, pode ter consequências graves e levar o animal à morte.

 
2.686 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.