Estojo de Primeiros Socorros


Todos devem ter em casa um estojinho com medicamentos de primeiros socorros. Quem tem criança conhece a sua importância. Convivendo com animais é necessário ter uma farmacinha disponível para ser utilizada em casos urgentes.

Uma noite dessas um dos cachorros foi mordido no focinho por um inseto não identificado. Imediatamente o local começou a inchar e a causar dificuldades no respirar. Felizmente eu tinha em casa um anti-histamínico e consegui controlar a situação.

Foi só um susto!

O estojo de primeiros socorros

O estojo de primeiros socorros elimina a necessidade de sair de casa com urgência para comprar um medicamento que poderá salvar uma vida. Produtos para uso veterinário não são vendidos em farmácias para “humanos” e podem fazer muita falta durante a madrugada, nas horas em que o comércio está fechado.

Tudo sobre bichinhos - Primeiros socorros

Mensalmente reforço o estoque e reponho aquilo que começa a faltar. Iodo e unguento são fundamentais. O unguento evita que moscas coloquem ovos nas feridas, causando as terríveis bicheiras. Animais abandonados, que vivem pelas ruas, são as piores vítimas. Além de se machucar com facilidade, não dispõem de quem cuide do ferimento. Quando a bicheira cresce os animais gritam de dor. Por isso não deixo faltar Capstar e faço uso dele principalmente nos cachorros que passam pela minha porta ou quando algum vizinho pede ajuda. A indicação do Capstar é para pulgas, mas é eficaz no combate às bicheiras. Para pulgas a dose é de um comprimido apenas. Para acabar com as bicheiras, um comprimido durante três dias seguidos. Essa indicação me foi passada por veterinário. Não me compete receitar qualquer medicamento e apenas compartilho aquilo que me ensinaram. Casos assim acontecem com bastante frequência, pois basta um ferimento para que as moscas coloquem seus ovos. Pouca gente sabe que é fácil acabar com as bicheiras, com apenas três comprimidos. Não precisa dar banho com produtos altamente tóxicos e inadequados. Não me compete receitar qualquer produto pois não sou veterinário, mas neste caso a divulgação é importante para aliviar o sofrimento de tantos cães abandonados que perambulam pelas ruas de bairros mais pobres, onde a maioria dos seus habitantes não terá contato com um veterinário e não receberá as orientações necessárias para evitar o sofrimento do animal. Ele continuará a ter sua carne devorada pelos vermes, com muito sofrimento físico, até que seja vencido e venha a falecer. Saiba mais…

Mensalmente dou aos meus cachorros um anti-vermes para evitar a filária. De três em três meses utilizo o anti-vermes normal, que também serve para giárdia.

Tudo sobre bichinhos

Para carrapatos me recomendaram um carrapaticida, o Triatox, para ser usado após o banho (2 ml por litro). Além dos animais, o ambiente deve ser tratado com essa solução. Falei com o Vet e ele confirmou que pode ser usado. Alertou, no entanto, para não usar o de outra marca, com nome parecido. Também serve para sarnas e alguns tipos de ferimentos na pele. Particularmente, costumo usar um produto que considero menos agressivo, vendido em pipetas ou spray, apesar de mais caro, o Frontline.

Antitóxicos, anti-inflamatórios e analgésicos  também são indispensáveis na farmácia doméstica.

Tudo sobre bichinhos

Embora tenha os medicamentos, não dispenso o telefonema para o Veterinário antes de dar qualquer remédio.

Muitas vezes o tratamento adequado para uma situação não serve para outra, embora sejam bem parecidas.

Animais são muito sensíveis e podem sofrer severos danos e até morrer se tratados indevidamente, sem orientação veterinária.

 
1.667 views

2 comments on “Estojo de Primeiros Socorros

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.