Estamos na Época dos Carrapatos


Com a aproximação do verão, tradicional época dos carrapatos, aumentam os riscos de infestação e doenças que eles causam. Esse bichinho é responsável pela morte de muitos cães e já falamos sobre as doenças que eles transmitem em “Carrapatos podem matar” e “Doença do carrapato e cães abandonados“.  Se o animal não for tratado a tempo, a erlichiose (ou erliquiose) e a babesiose matam.

Febre maculosa mata animais e humanos

Antes de escrever esta matéria conversei com moradores da região, consultei o veterinário que atende meus cães, troquei ideias com a Marcela, da Agropecuária onde compro rações e medicamentos veterinários. Todos são unânimes ao afirmar que as doenças causadas pelo carrapato são responsáveis pela maioria das mortes de cães, até daqueles bem cuidados, que vivem em nossas casas. Basta um carrapato contaminado para transmitir a doença. Os tratamentos preventivos recomendados variam de acordo com o poder aquisitivo do comprador.

Marcela e suas dicas para enfrentar a época dos carrapatos

Marcela, da Agropecuária Orla Nova, em Iguabinha, lembra que existem produtos específicos para combater o carrapato e prevenir contra a doença, devendo ser utilizados o ano todo, não somente na época dos carrapatos. Prevenir é melhor do que tratar. Além de caro, o tratamento da doença do carrapato é demorado, sobrecarrega o fígado do cão e nem sempre salva o animal.

O Frontline em pipetas, para ser aplicado no dorso do animal, ou a versão em spray, para passar no pelo, se mostra bastante eficaz e seguro. Particularmente, meus cachorros já fazem uso dele contra pulgas e carrapatos. Já usei o spray, mas agora vou aproveitar a promoção de levar três e pagar dois e aplicar a pipeta.

Lembro que este post não é patrocinado. Esta é a minha opinião pessoal, que poderia ser favorável ao produto, ou não, mesmo em caso de patrocínio. Nunca recomendaria um produto sem que o testasse e aprovasse.

Como eliminar as infestações, comuns na época dos carrapatos

Para ambientes, na época dos carrapatos

Em caso de infestação, todo o ambiente deve ser tratado. Os produtos recomendados são tóxicos e devem ser utilizados com bastante cuidado, nas quantidades recomendadas pelo fabricante e pelo médico veterinário. A diluição deve ser feita com medidor, para não errar a mão. Basta 1 ml para preparar 2 litros de solução. Proteja-se na hora de pulverizar paredes e pisos. Retire os animais domésticos do local. Use máscaras e lave imediatamente as mãos em caso de contato físico. Não faça uso de alimentos ou fume durante a aplicação.

Não utilize diretamente no pelo dos cachorros. O produto é venenoso e poderá matá-lo por intoxicação. Cachorro tem pele sensível e absorve os venenos, não é tão resistente quanto a de um bovino e, mesmo para o gado, a diluição correta é extremamente importante.

Prefiro usar Triatox para acabar com a infestação do ambiente. É menos tóxico. A embalagem do produto traz a indicação para uso em cães, mas prefiro não arriscar. Uso apenas nas paredes e pisos. Para os animais, fico com o tradicional, conhecido e seguro Frontline.

Produtos muito vendidos na época dos carrapatos

Na periferia das grandes cidades os cães costumam viver soltos pelas ruas e só retornam para comer e dormir. Convivem com cavalos, bois, frequentam terrenos baldios e são os primeiros a serem infestados e a levarem o carrapato para dentro de casa. Em regiões onde falta até o básico para a família, ninguém costuma consultar o veterinário e comprar produtos que custam tão caro (principalmente por causa dos impostos). Nestes locais usa-se até creolina e gasolina para banhar o animal. Deus tem pena dos animais! Nunca faça isso. Se vir alguém fazendo, oriente.

Não esqueça: Sempre consulte o veterinário antes de qualquer providência.

 
2.585 views

2 comments on “Estamos na Época dos Carrapatos

  1. #dog #tudosobrebichinhos #cute #adote #adotei #vet #cachorro #cachorros #dogs #pet #pets #ilovemydog #lovedogs #animal #animals #loveit #lovedogs #amor #amocachorros #life #Brazil #Brasil #Rio #Riodejaneiro #Iguabinha #araruama #srd #viralata #viralatas #timoneiro

    Responda

  2. Muitos dizem que o verão é a época dos carrapatos. Estamos nos aproximando do inverno. Na verdade, carrapatos gostam de calor e umidade para procriar. Tivemos um verão extremamente seco. Somente agora, no final de outono, começaram as chuvas na região sudeste. O calor continua. Logo, clima quente e úmido favorece a procriação. Cuidado, portanto.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.