Esclerose Nuclear e Catarata em Cães – Vista Cansada


Tenho um cachorro, o Nick, que já apresenta alguns problemas da idade avançada. Nick vai completar 11 anos, sua vista está turva, azulada, e sinto que ele tem dificuldade em localizar objetos próximos. Esclerose nuclear e catarata podem ser as principais doenças dos olhos em cães com mais de seis anos. Cães idosos costumam apresentar o que, em humanos, é chamado de “vista cansada”, outro nome dado para a esclerose nuclear. Muitas vezes essa doença é confundida com catarata, e só o veterinário saberá fazer a distinção com segurança.

Esclerose nuclear e catarata

A esclerose nuclear ocorre, geralmente, em ambos os olhos, com uma alteração nas fibras do cristalino, que se tornam azuladas ou acinzentadas. A esclerose nuclear não causa qualquer desconforto, além de prejudicar a visão a pequena distância.

Esclerose nuclear e catarata são as doenças mais comuns

A distinção entre esclerose nuclear e catarata em cães é feita por um exame veterinário simples. Com uma lanterna é analisado o reflexo. A catarata não produz reflexo. Enquanto a esclerose nuclear apresenta uma névoa azulada,  a catarata caracteriza-se pela opacidade da lente. A catarata pode levar à cegueira e ser causada por diabetes, formação congênita, traumática ou senil. A evolução da catarata pode causar glaucoma e cegueira. O tratamento é feito com a remoção do cristalino através de cirurgia. A esclerose nuclear só é tratada com cirurgia se houver complicação.

O médico veterinário deve ser consultado e fazer os exames que forem necessários para identificar a doença e proporcionar uma velhice mais confortável ao seu peludo.

A esclerose nuclear nos humanos é percebida no momento em que eles passam a precisar de óculos para leitura. Estão com a “vista cansada”.

 
4.119 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.