A Época de Fogos é Suplício para Alguns Cães


O título já diz tudo: alguns cães, e também os gatos, se assustam bastante com fogos de artifícios enquanto outros nem ligam. O final do ano, tradicional época de fogos, é bastante estressante para eles.

Algumas pessoas afirmam que cães têm ouvidos sensíveis e não gostam dos fogos por causa do barulho que fazem. Pela experiência, convivendo com vários cães, posso afirmar que isso não é verdade. Se barulho incomodasse os cachorros, eles parariam de latir. Há horas, principalmente no final da tarde, em que perco a paciência e grito mais alto do que eles. Só assim sossegam.

Mel, a fêmea alfa, detesta a época de fogos.

Mel é a fêmea alfa daqui de casa. Todos a respeitam, apesar de ser baixinha. Quando precisa latir grosso, ela late. Os fogos são o seu ponto fraco. Basta um estalinho e ela se desmonta. Muitas vezes um ruído de fogos ao longe, quase imperceptível, uma simples bombinha, é o suficiente para que ela se esconda embaixo da cama.

Enquanto isso Nick, o pincher, continua impávido, como se nada tivesse acontecido. E, garanto, o Nick ouve muito melhor do que a Mel. Qualquer movimento na rua é logo percebido por ele. Enquanto os outros ainda dormem, ele já está dando o alarme.

O que fazer quando chegam as festas de final de ano, tradicional época de fogos?

Nick não liga para a época de fogos

Se o problema é genético, é muito difícil modificar a personalidade de um animal, mas o medo pode ser atenuado. No momento da virada do ano deixe-o dentro de casa, em lugar tranquilo, e não dê importância aos fogos que estourarem do lado de fora. Seja natural. Não adianta paparicá-lo e isso poderá piorar a situação. Deixe-o quieto, mas mostre-se presente e pronto para ajudá-lo se for preciso. Transmita confiança e amor.

No próximo jogo do Flamengo ele vai se comportar melhor.

Seu cãozinho também tem medo de fogos como a Mel?

Ou é valente como o Nick?

 
781 views

One comment on “A Época de Fogos é Suplício para Alguns Cães

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.