Dor de Ouvido pode virar Otite Crônica – Como Evitar e Medicar


Uma dor de ouvido mal tratada pode se transformar em otite crônica. Em alguns casos o animalzinho poderá precisar ser submetido a uma cirurgia para conseguir se curar.

As otites, geralmente muito dolorosas, podem ser causadas por bactérias, fungos, parasitas ou até mesmo por alergias. É preciso fazer um bom diagnóstico para que o tratamento seja correto e eficaz. Somente um veterinário pode fazer um diagnóstico preciso e dar o tratamento adequado. Comprar um medicamento para dor de ouvido na agropecuária, sem uma avaliação prévia de um veterinário, pode piorar o problema.

Como evitar a dor de ouvido

dor de ouvido

Cuidado ao dar banho no cãozinho. A água nos ouvidos, não somente nos animais domésticos, é meio caminho andado para causar dor de ouvido e desenvolver uma otite. Proteja os ouvidos colocando uma bolinha de algodão nas orelhas. Mesmo assim, não direcione o jato d’água para a cabeça do animal. Lave-a com as mãos, em movimentos suaves. Nunca use cotonetes para fazer a limpeza. Use chumaços de algodão na área externa e somente nela. Não tente limpar o interior do ouvido. Isso requer cuidados e somente um profissional é capacitado para fazer isso.

Após o diagnóstico e com o medicamento prescrito, siga as recomendações do veterinário. Não interrompa o tratamento antes da hora, mesmo que o animal já aparente estar curado. Isso ocorre pela ausência dos sintomas da dor, mas a cura completa só ocorre mais tarde.

 
61 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.