Doenças Mais Comuns em Cães e Gatos


Doenças virais, como a cinomose, tumores, doenças de pele e infecção de útero, a Piometra, são as doenças mais comuns em cães e gatos.

Dentre as doenças virais, a mais perigosa é a cinomose, com alta taxa de mortalidade. A vacina polivalente anual, de boa qualidade, aplicada por veterinário, garante proteção contra esta e outras doenças. Há vacinas opcionais também importantes, prevenindo giárdia e gripe, por exemplo. Não esquecer da vacina contra a raiva, obrigatória por lei.

Os tumores estão aparecendo com maior intensidade e frequência ultimamente. A mudança nos hábitos alimentares, petiscos feitos sabe-se lá como e com que ingredientes, terão algo a ver com a maior incidência desse tipo de doença? O tratamento é cirúrgico na maioria das vezes.

doenças mais comuns em cães e gatos

Outra doenças muito comum é a sarna demodécica e outras doenças de pele.

As fêmeas não castradas estão sujeitas a apresentar infecção de útero, a Piometra. É a terceira doença mais comum entre fêmeas. Tumores de mama e Piometra podem ser evitados com a castração, que deve ser feita com o animal ainda novo, se possível.

Para evitar futuros problemas, os bichinhos devem ser examinados pelo veterinário pelo menos uma vez por ano. Aproveite a época das vacinas para marcar uma consulta clínica. Muitas doenças podem ser identificadas nesta ocasião.

O animal deve ser vermifugado três a quatro vezes por ano, mesmo que não apresente nenhum sintoma de que está com vermes.

Evite contaminação por carrapatos. Erlichiose,  babesiose e febre maculosa são doenças transmitidas por carrapatos e podem matar seu bichinho. O tratamento é difícil e demorado. Converse com o veterinário para saber qual a melhor maneira de prevenir.

A ração deve ser de qualidade, não necessariamente a mais cara. Há boas rações por preços razoáveis. A opinião de um profissional é importante na hora da escolha. Prefira rações sem corantes e outros aditivos químicos.

 
371 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.