Doença do Carrapato e Cães Abandonados – Erliquiose


Ando meio assustado com a doença do carrapato, nome popular dado à Erliquiose,  que acomete cães, sendo responsável por muitas mortes. Recentemente perdi uma cachorrinha, a Pipoca, com apenas cinco anos, vítima da doença do carrapato. Os sintomas que Pipoca apresentava não indicavam que ela estivesse contaminada. Infelizmente, o antibiótico não teve tempo para agir. Quando a doença foi confirmada já era tarde. (Conheça os sintomas…)

Novos casos da doença do carrapato

Esta semana soube de mais um caso  de doença do carrapato. Um cachorro que vive duas casas depois da minha e que não sai à rua, começou a perder sangue pelas narinas. Levado ao veterinário, foi diagnosticada a doença do carrapato e já começou o longo tratamento com Doxiclina.

Esta manhã encontrei uma cachorra que vive pelas ruas de Iguabinha e que já tive oportunidade de fotografá-la (ver foto). Com ela estava seu filhote, de pouco mais de um mês de vida. Ambos estavam infestados de carrapatos. O que fazer em um caso desses? O ideal seria falar com o veterinário sobre qual seria o melhor meio de tratá-los, dar um banho com shampoo anti-carrapatos, aplicar Frontline, enfim, cuidar deles dois.

Frontline evita a doença do carrapato

Na impossibilidade de cumprir esse ritual, mas querendo livrá-los da provável morte pela doença do carrapato, comprei Ivermectina, uma lata de ração úmida em lata para dar os comprimidos e tratei os animais. A Ivermectina tem sido usada para controle de ectoparasitas em cães, entre eles o carrapato. É um medicamento muito tóxico e deve ser usado sob recomendação veterinária. Já usei nos meus vira-latas. Cães das raças collies, afgans, pastores australianos, old english sheepdogs, pastores de shetland e cães que resultam de cruzamentos dessas raças podem morrer se tratados com Ivermectina (saiba mais…). Além de combater a doença do carrapato, a Ivermectina atua contra alguns vermes (anti-helmíntica) e contra ectoparasitas (ácaros, carrapatos, larvas de moscas e piolhos). Tomara que ajude a melhorar a saúde desses animais e a livrá-los da possibilidade de contrair a doença do carrapato.

 
2.659 views

One comment on “Doença do Carrapato e Cães Abandonados – Erliquiose

  1. Pingback: Estamos na época dos carrapatos | Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.