DOBERMANN: Elegância e Inteligência – Cão Valente e Corajoso


Não faltam adjetivos para definir os cães da raça Dobermann. Sendo uma das raças mais inteligentes, ocupando o quinto lugar no ranking de facilidade de adestramento, o Dobermann também se mostra muito elegante. Impossível passear com ele sem despertar a atenção das pessoas. Como cão de guarda, o Dobermann é um excelente protetor da família. Sua semelhança com o pequeno Pinscher denota algum parentesco no passado.

O Dobermann é uma raça recente, criada na Alemanha no século 19. O cobrador de impostos e açougueiro Louis Dobermann precisava de um cão que o acompanhasse no trabalho e foi, de cruzamento em cruzamento, chegando a uma raça que o atendeu satisfatoriamente. Nasceu o Dobermann, um cão valente e corajoso, com muita resistência, agilidade e esperteza. Dizem que o Pastor Alemão e o Pinscher Alemão são seus ancestrais. Seu temperamento é equilibrado e determinado, fiel ao dono e família, desconfiado com estranhos. O melhor cão de guarda, garantem seus criadores. é a única raça do mundo que tem o nome do seu criador.

O Dobermann chegou ao Brasil na década de 1920, importado da Alemanha. A criação começa a tomar vulto por volta de 1950.

O Dobermann é perigoso?

Dobermann

Os criadores garantem que o Dobermann não é agressivo. O Dobermann é extremamente equilibrado. As visitas são bem recebidas no seu ambiente familiar desde que apresentadas pelo dono. Ele passa a entender que não há perigo e relaxa, interagindo com as pessoas e mostrando-se bastante simpático.

Resolvendo comprar um Dobermann conheça o criador, peça informações sobre os pais e avós, observe o ambiente onde vive, além de pedir os exames de saúde do cão e de seus pais.

Desvios de comportamento podem ocorrer quando o cruzamento acontece sem responsabilidade, não respeitando os padrões da raça. Nestes casos o cão pode se tornar bastante agressivo e perigoso. Isso acontece não apenas com o Dobermann, mas também com outras raças consideradas bravas.

Sendo um cão ativo, o Dobermann precisa de espaço para se exercitar. Gosta de longas caminhadas em área fechada e protegida, ao lado do dono. Gosta do ambiente familiar e do aconchego do lar.

Como qualquer cão, o Dobermann precisa ser socializado desde filhote, aprendendo a obedecer ao dono e respeitar os humanos e outros animais. Sendo muito inteligente não causará problemas a quem se dispuser a ensiná-lo corretamente.

Origem da imagem: topdycha.pl

 
704 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.