Dirofilariose – Dra. Letícia Piccoli


Você sabe o que é Dirofilariose?

A Dirofilariose, também conhecida como Verme do Coração, apesar de muita gente nunca ter ouvido falar, faz parte da nossa realidade.

Um levantamento da Fiocruz indica que cerca de 80% dos cães em nossa região sejam portadores desse verme, que age de forma silenciosa e, quando surgem os sintomas clínicos, a cura é bem complexa.

Para quem não conhece, a Dirofilaria Immitis, nome científico desse parasita, é transmitida de animal para animal, através de mosquitos. As larvas infectantes tornam-se vermes adultos em aproximadamente seis meses.

Tratamentos curativos são muito arriscados, portanto o melhor a ser feito é a prevenção. Tanto cães, como gatos, além de outros mamíferos, podem ser acometidos por esse parasita.

Principais sintomas da Dirofilariose

Dirofilariose

Os principais sintomas do Verme do Coração são: tosse ocasional durante o dia, cansaço, anemia, aumento do volume do abdômen devido à ascite (barriga d’água) por mau funcionamento do coração.

O diagnóstico é feito através de exame de sangue.

A prevenção é a melhor alternativa para evitar que seus peludos sofram com esse verme, e pode iniciar a partir dos seis meses de vida.

Existem diversos medicamentos disponíveis no mercado, os quais devem ser administrados com orientação Médica Veterinária.

Carinho e atendimento que fazem a diferença!

Clínica Veterinária Letícia Piccoli
Rua Oscar Clark, 86 – Centro – Araruama – RJ
(22)2664-7506
Dra Leticia Piccoli – CRMV/RJ 10.105

 
65 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.