Diferenças Entre Rações de Cães e Gatos


Por que as rações de cães e gatos são diferentes? Faz mal dar ração de cão para o gato e ração de gato para o cão? Muita gente faz essas perguntas e a resposta é simples: as rações de cães e gatos são diferentes porque cães e gatos são diferentes, têm anatomia e necessidades diferentes. Você já reparou que gatos comem um pouco de cada vez, várias vezes ao dia? Os cachorros comem maior quantidade de ração a cada refeição e devem ser alimentados apenas duas vezes ao dia, ou três vezes no caso de filhotes até seis meses. Por que isso?

Diferenças entre rações de cães e gatos

Anatomia

O intestino delgado do cão, que é o local onde se faz a digestão do alimento, tem cerca de 4 metros, talvez um pouco menos. Já o intestino delgado dos gatos tem cerca de 2 metros, a metade do tamanho do intestino delgado dos cães. Essa característica faz com que a digestão completa no cão, que é um animal onívoro, demore 48 horas. O alimento que entra pela boca sai como fezes, depois de processado pelo organismo, após 48 horas. Os gatos, animais carnívoros, precisam de mais proteínas para se alimentar satisfatoriamente e digerem completamente o alimento em 36 horas.

Nutrientes das rações de cães e gatos

Os nutrientes da ração de gato são mais concentrados do que os nutrientes da ração do cão. Como a digestão do gato é mais rápida, a ração do gato precisa ter uma maior concentração de nutrientes para que este consiga absorvê-los em menos tempo. Uma troca eventual das rações não vai causar problemas sérios, não fará mal, além daqueles já conhecidos quando se troca de ração. Meu gato adora a comida dos cachorros e os cachorros também adoram a ração do gato. Mas, um cão não pode ser alimentado sempre com ração de gato e o gato não pode ser alimentado sempre com ração de cão.

O cão é um animal onívoro, se alimenta de tudo. Já o gato, sendo um animal carnívoro, se alimenta basicamente de carne, precisando de uma ração com muito mais proteína. Essa proteína vai modificar o PH da urina, que vai influir na saúde dos rins e bexiga. A formação ou não de pedras nos rins e bexiga depende do PH adequado.

diferença entre rações de cães e gatos

Taurina – aminoácido fundamental

Para não ser destruída, a taurina é colocada na ração seca no final do processo de fabricação, após o cozimento. Embora seja importante na alimentação dos cães, a taurina é essencial na alimentação dos gatos. Sua falta pode causar cegueira nos felinos. Além da ração seca de boa qualidade, sempre ofereço, principalmente à noite, um sachê de Whiskas para meu gato Leléu. A taurina está presente na composição do produto.

Comparando as rações de cães e gatos

Comparei os níveis de proteína bruta e extrato etéreo das duas rações que costumo utilizar. Os cães se alimentam de Fino Trato, uma ração Super Premium. O gato Leléu está mudando para Tutano, classificada pelo fabricante como Premium Plus, sabor salmão.

Como era esperado, a ração dos cachorros tem 25% de proteínas enquanto a do gato tem 36%. O nível de gordura é maior na ração dos cachorros (16%). A ração do gato não passa de 10% de extrato etéreo.

Não encontrei taurina na ração dos cachorros, mas a dos gatos tem um mínimo de 0,15%.

Níveis de garantia – Ração Tutano para gatos

Diferenças entre rações de cães e gatos

Níveis de garantia – Ração Fino Trato para cães

Diferenças entre rações de cães e gatos

 

Ficou satisfeito com o conteúdo desta matéria? Foi útil para você?

Deixe seu comentário. Sua opinião nos ajudará a melhorar sempre mais.

Obrigado.

 

 

 
567 views

2 comments on “Diferenças Entre Rações de Cães e Gatos

  1. Pelo que entendi, o consumo esporadicamente da ração felino pelo o canino e vise verso não acarreta danos à saúde dos dois é isso mesmo?

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.