Dicas Sobre Calopsitas, Como Criar, Alimentação, Cuidados


Calopsitas são consideradas por muitos os cachorros que voam, tal a sua interação com o dono, inclusive crianças. Algumas dicas sobre calopsitas facilitarão a vida de quem optou por conviver com esses bichinhos maravilhosos.

A calopsita gosta de brincar, adora brinquedos, atenção e companhia. Considera-se um membro da família, demonstra sentimentos como amor, alegria e tristeza. Não deve ser tratada como um pássaro engaiolado, insensível ao mundo que o cerca. Não é assim que as coisas acontecem. A gaiola, por sinal, deve permanecer aberta e será um cantinho onde a calopsita se alimenta, brinca e descansa. Nunca faça da gaiola uma prisão, seja com calopsitas ou com qualquer outra ave. Pássaro deve viver em liberdade.

Dicas sobre calopsitas: Alimentação

Dicas sobre calopsitas - Penélope cuidando das penas

Deixe o alimento disponível durante todo o dia. A mistura especial para calopsitas, assim como vitaminas, deve ser a base da alimentação. Não exagere nas sementes de girassol. Calopsitas gostam de frutas e verduras, mas não são todas que podem ser dadas como alimento. O abacate, por exemplo, é fatal para calopsitas. Verduras, só as de folhas escuras, como couve e brócolis. Além do abacate são PROIBIDOS: alface e folhas claras, cafeína, chocolate, gordura, sal, sementes de frutas, folhas de batata, feijão. Não esqueça de trocar a água diariamente.

Cuidados

A gaiola não deve ficar ao sol, nem em locais com correntes de ar. A calopsita deve permanecer solta, mas sob vigilância. São muito levadas e adoram roer fios, o que pode ocasionar sua morte. Lembre-se de que agem como crianças. Cuidado com as janelas, que devem ser protegidas por telas, mesmo que as asas sejam aparadas.

Como escolher uma calopsita:

Dicas sobre calopsitas - Penélope e Fifo

Ao comprar uma calopsita, prefira um casal. Calopsitas são aves que adoram companhia. Prefira as mais ativas e verifique se o local está totalmente higienizado. Ao adquirir uma ave, peça ao veterinário o teste negativo para Chlamydophila psittaci e fique tranquilo.

O que preciso comprar além do pássaro?

Prefira uma gaiola grande, com no mínimo 50 por 50 cm, que tenha poleiro e uma entrada independente, de preferência com uma plataforma externa e um balanço. Lembre-se dos potes para colocar alimentação, vitaminas e água. Não esqueça de trocar a água todos os dias e limpar a gaiola. Uma piscininha fará sucesso nos dias mais quentes.

Há sites que vendem todo o material necessário e entregam na sua casa. Alguns não cobram frete, dependendo da quantia gasta. Nesses sites você pode comprar alimentos, gaiolas e brinquedos.

Dicas sobre calopsitas

 
58.382 views

30 comments on “Dicas Sobre Calopsitas, Como Criar, Alimentação, Cuidados

  1. Tenho uma calopsita …..
    3 meses a comprei … Começou a brincar e soviar isso é comportamento legal ou não …..
    Coloquei vários brinquedos pra ela …..

    Responda

  2. Tenho uma calopsita fêmea há 5 anos, que por sinalmjá colocou vários ovos. Agora adquiri uma macho que está com 4 meses, coloquei em gaiola separada, pois tenho que levá-lo na veterinária para saber se ele está bem. A minha fêmea nãompara de gritar e se mostrar para o macho, isso é normal? Vou poder juntá-los na mesma gaiola?
    Obrigada.

    Responda

  3. Boa tarde!

    Estou muito preocupada com minha calopsita que está chocando e o macho sumiu. Ela não sai do ninho para comer. Eles faziam revezamento. Ela nem sabe que ele desapareceu. Acredito que esteja esperando ele colocar a cabeça na porta do ninho prá ela poder sair. Mesmo tendo colocado a comida na porta ela não sai. O que faço? Tenho medo dela morrer de fome. Pensei até em colocar outro macho na gaiola prá ver se ela sai, mas tenho medo dela abandonar o ninho ou brigar com o macho. Me ajude por favor.
    Obrigada
    Sueli

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Vou ver com minha filha. Ela tem um casal e vive às voltas com esse problema.

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Falei com minha filha. Ela acabaria com o ninho para salvar a calopsita. Além de não comer, ela não faz cocô, o que pode causar uma complicação séria. Se o macho não a substituir após 12 horas, ela fica no ninho até morrer. Colocar outro macho não vai resolver. Ela não vai aceitar. Se os ovos estiverem fecundados, podem ser chocados artificialmente.
    Dê notícias.

    Responda

  4. Olá minha calopsita não para de dormi em todo lugar até no sol eu brinco com ela bastante mas depois já volta a dormi ,e também não gosta de nem um Brinquedo oque Faso.

    Responda

    Max Reply:

    @milena, Aqui no site tem uma matéria falando sobre esse comportamento. Veja com o veterinário se não é alguma bactéria específica que a deixa mais indisposta. Se precisar de ajuda 21984405978

    Responda

    ana clara Reply:

    a minha ta bem

    Responda

    ana clara Reply:

    coloca ela na gaola

    Responda

  5. Boa tarde.
    O que faz uma calopsita que vive sozinha sem macho botar ovos? Ela tem quase 3 anos e não tem macho e sempre no inverno ela bota em torno de 16 ovos. O que eu posso fazer para que ela pare de botar? Ela é tratada com a mistura de sementes Mega Zoo , milho e as vezes fruta como maça e mamão. Ela não fica presa, tem muita liberdade em casa. Por favor me responda.
    Grata
    Wilma.

    Responda

  6. A minha calopsita fêmea morreu e como faço para o macho não ficar triste?

    Responda

    Thallys Reply:

    Apenas deve comprar outra fêmea para sua companhia.

    Responda

  7. Eu tenho um casal de calopsita vai fazer 1 ano e ainda não se reproduziram o que fasso

    Responda

    Thallys Reply:

    Aguarde o tmp certo. E e recomendável que a reprodução ocorra a partir de um ano e meio. Para que se tempo de sitema reprodutor estar pronto pra isso. E fornecer uma alimentação Boa e saudável para esse procedimento sair sem lhe dar dor de cabeça. Eu msm esperei 2 anos para iniciar a reprodução ,só obtive resultado após os 4 anos. RS RS. Mas estou feliz … Te ocorreu td bem.
    Vele lembra que é aconselhável ele reproduzir apenas três vezes no ano . E pq depois que eles começam não querem para. Espeto q tenho lhe ajudado.

    Responda

    Thallys Reply:

    ****(para que “DÊ” tempo do sitema)

    Responda

    Jennifer Reply:

    @marie,

    Nem todos os casais são ” casais ” eles mesmos se escolhem não adianta forçar..

    Responda

  8. Boa noite, minha calopsita botou 3 ovos. Já faz uns 6 dias mais ou menos. No início ela tava chocando direitinho. Depois ela começou a sair do ninho e não queria entrae mais. Daí o macho começou a beliscar ela pra entrar. No início era de leve, mais hoje eles brigaram feio. De chegar a rancar sangue nela. O macho continua chocando os ovos. Ela não quer entrar pro ninho. Eu em desespero em ver ela machucada separei ela dele. Será que fiz o certo. E o que devo fazer?

    Responda

  9. Boa tarde,uma duvida,o macho ta ficando no minho junto com a femea q pos 3 ovos,sendo q o primeiro ta danificado,dv tirar ele e por em outra gaiola?obrigado

    Responda

  10. Como saber ce a calopisita é macho ou femea?

    Responda

    jefferson Reply:

    As calopsita macho tem a marca na bochecha mas escura e as fêmea já tem a marca na bochecha mas clara.

    Responda

    Thallys Reply:

    @josiane vendrechoski, na verdade se vc qr msm saber com exatidão o sexo da sua calopsita ,e melhor vc fazer a sexagem por dna .
    Pois nem sempre a técnica de olhar mancha avermelhada ou o osso do quadril e certo. Ou espera o tmp pra observar o comportamento da sua ave.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.