Dicas ao Escolher um Filhote de Cachorro


As primeiras perguntas: vai comprar ou adotar? De raça ou vira-lata? Se vai adotar, possivelmente será um vira-lata, ou até um filhote de cachorro de raça que foi abandonado. Tenho um Pinscher nessas condições. Salvei-o das ruas e tem se mostrado meu amigo fiel, companheiro de todas as horas.

Se for comprar um filhote de cachorro de raça, procure sempre um canil especializado na raça. Somente um criador consciente poderá fornecer um filhote com pedigree, que atenda às especificações da raça e que tenha sido gerado de forma responsável, sem sacrificar a mãe. Não compre filhote de cachorro anunciado em jornais, em Pet Shops,ou em canis desconhecidos que, quase sempre, vendem por um preço abaixo da concorrência.

A difícil escolha do filhote de cachorro

Filhote de cachorro: como escolher?

Comprando ou adotando, geralmente você escolherá aquele companheiro para a vida toda em meio a uma ninhada. Cada cão tem sua personalidade própria. Alguns são valentes, outros medrosos. Uns nasceram para dominar. Outros serão dominados. Alguns são amorosos, outros agressivos. Muito parecidos com o seres humanos. Concorda?

O filhote de cachorro só deve ser separado da mãe após dois meses de vida. O leite materno é muito importante nas primeiras semanas de sua vida.

Conheça os pais.  São agressivos? A mãe está bem ou muito magra? Desconfie sempre!

Chegou a hora de escolher o filhote. Aquele magrinho pode ser muito tímido e submisso. Ao contrário, aquele que adora rosnar poderá se tornar agressivo e atacar alguém da casa, principalmente crianças. Tendo outros animais em casa, possivelmente ele vai querer dominar os mais antigos. Acabou de chegar e já quer sentar na janela. Como tudo na vida, o meio termo é o ideal.

Filhote de cachorro que demonstra timidez e submissão

Torno a dizer que é importante comprar o filhote de cachorro em um canil reconhecido ou adotar um vira-lata de alguém que você conheça. Comprando em canil você terá garantias, um contrato, um recibo. Possivelmente o criador fará algumas perguntas sobre você antes de entregar o filhote de cachorro. Criadores conscientes agem assim.

O cãozinho deve estar vacinado, vermifugado e, dependendo da idade, poderá estar castrado. Depende de sua vontade. Meus cachorros são todos castrados.

Lembre-se: um cachorro será seu companheiro para a vida toda, geralmente por 14, 15 anos. Assim deve ser. Há sentimentos envolvidos e a decisão de colocar um novo morador em sua casa deve ser algo bem avaliado. Se você gosta de viajar nas férias e finais de semana, passar o dia fora, é melhor arrumar outra distração. Uma vida merece respeito e não é algo que possa ser descartado quando não interessar mais.

Os filhotes que ilustram a matéria nasceram de uma cadela cuidada pela minha amiga Suzana Lima e estavam disponíveis para adoção.

 
1.015 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.