Devemos Salvar um Passarinho que Caiu do Ninho? O que Fazer?


Que pergunta difícil de responder. Geralmente os filhotinhos caem do ninho quando estão tentando voar e se desequilibram. Sem forças para voltar, acabam morrendo de fome, frio ou atacados por outros animais. Nestes caso, devemos salvar um passarinho ou deixara natureza agir?

A decisão sobre salvar um passarinho

Particularmente, eu não salvaria mais. Já tentei várias vezes e vi o meu esforço fracassar no final. Se for um pássaro que você pretenda manter na gaiola para o resto da vida, então vá em frente. Salve-o. Como sou contra passarinhos em gaiolas, talvez seja preferível dar uma chance, mesmo que remota, e deixá-lo tentar sobreviver por conta própria. Então, coloque-o em um lugar seguro e siga o seu caminho.

Quando um passarinho começa a querer voar, está numa fase de aprendizado acelerado. Além das aulas de voo, vai aprender a obter comida, se proteger do tempo e dos predadores, ser apresentado aos seus pares e garantir a posição naquele território. No momento em que é afastado desses ensinamentos, tudo isso se perde. Não é mais reconhecido pelos pássaros da sua espécie e, se retornar, será expulso ou morto.

Devemos salvar um passarinho que caiu do ninho?

Uma vez salvei um bem-te-vi que caiu da mangueira, no quintal de casa. Foi alimentado de palitinho, cresceu, acostumou-se conosco. Gastava fortunas em rações exóticas, larvas vivas, comida especial para este tipo de pássaro e atendimento veterinário. Nunca me acostumei com a ideia de vê-lo preso, mesmo sendo em um viveiro grande, com muito espaço e conforto.

Sempre que podia deixava a portinhola aberta. Uma vez, quando eu estava ausente, ele saiu. Não sei se, voluntariamente ou se pressionado por algum outro bem-te-vi que costumava pousar em sua gaiola para tentar agredi-lo. O fato é que ele deixou o cativeiro.

No dia seguinte a vizinha encontrou um bem-te-vi morto no fundo do quintal.

Deste dia em diante prometi deixar  natureza resolver suas questões sem o meu envolvimento.

 
8.228 views

7 comments on “Devemos Salvar um Passarinho que Caiu do Ninho? O que Fazer?

  1. Nota-se visívelmente a diferença da visão sentimental das pessoas leigas e a visão das pessoas estudadas nas áreas específicas;
    No meu entendimento devemos deixar a natureza sempre seguir seu curso;
    Ao mesmo tempo que a natureza é linda e maravilhosa, ela também pode ser agressiva e cruel, mas é exatamente isso que ha faz ser tão especial;
    Um leigo quando Vê um felino atacar um lindo pássaro fica chocado, ja um Biólogo fica maravilhado, pois entende esta estranha lógica da Cadeia Alimentar;

    Responda

  2. Estava enganado , os adultos vinham para expulsar brigar com o meu bebe , só deixava ele na gaiola na área de serviço quando precisava sair e quando voltava ao abrir a garagem ele já ficava pulando na gaiola de alegria . e eu o condenei a morte pensando que estava fazendo bem a ele …

    Responda

  3. Lucia Paulo e Gabriel , encontrei na minha garagem um filhote de bem ti vi que dava pulinhos , não conseguia voar , cuidei dele por 10 semanas , depois que cresceu um pouco mais soltava na cozinha , e ele dava razantes sobre minha cabeça , bicava minha boca , lábios , sobrancelhas , comia papinha da Alcon , gema cozida , arroz cozido , pão com manteiga só na minha boca . Mas quando tinha que sair colocava a gaiola na área de serviço e começou a vir dois bem ti vis maiores que pousava sobre s gaiola e batia o bico asas e arrepiava a cabeça , isso várias vezes ao dia , desde as 6 da manhã . Parece que o meu queria ir com eles por ficar chamando , foi a pior besteira que fiz na vida no dia 22/12/2015 , deixei ele voar para a natureza e os dois estavam de tocaia no telhado e saíram atrás do meu chiquinho em voos rasantes , desde este dia não vi ou encontrei mais o chiquinho , andei dia e noite pelas redondezas , manhã tarde noite madrugada e nada de encontra lo , sei que ele reconheceria minha voz e os vídeos do YouTube de outros bem ti vis que ele gostava de ver e ouvir . Bicava o celular , resumindo , ou mataram o chiquinho ou o expulsaram para longe . Só quem passou por isso sabe a dor que sentimos , a preocupação . Não sei mais oque fazer para encontrar o chiquinho .

    Responda

  4. Amigão… Discordo plenamente. Você, que faz parte da natureza, gostaria de que os médicos lhe deixassem morrer para deixar a natureza resolver suas questões sem o envolvimento deles?

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Entendo. Minha decepção pela tentativa mal sucedida foi grande, mas nunca deixaria um ser indefeso morrer sem tentar ajudar.

    Responda

    Lucia Reply:

    Concordo Paulo, tenho dois passarinhos que caiu do ninho e não tinham nem penas, tinham acabado de nascer, peguei , criei, dava comidinha no conta gotas e estou com eles há 5 anos, num viveiro, comendo frutas, bem tratados, e com certeza se não pegasse teriam morrido… A natureza é linda, mas podemos ajudar também…

    Responda

    Fábio Lima Reply:

    @Gabriel T. Z. Garcia,
    Gabriel, até entendo e respeito seu ponto de vista, entretanto, um médico salvando uma pessoa seria um envolvimento entre indivíduos da mesma espécie, pense nisto!!!
    Um ser humano “salvando” um pássaro não seria….

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.