Devemos Castrar Cães e Gatos?


Os veterinários são unânimes em recomendar a castração de cães e gatos, não apenas para evitar a multiplicação descontrolada das espécies, como também para evitar uma série de doenças. Quem convive com um animal doméstico, raramente deseja que ele se reproduza. Então, a esterilização é aconselhável.

Em que consiste castrar cães e gatos?

A castração consiste na retirada dos órgãos responsáveis pela reprodução. Nas fêmeas são extraídos os ovários, o útero e as trompas. Nos machos são removidos os dois testículos.

Nas fêmeas é reduzida a incidência de aparecimento de tumores nas mamas. Nos machos são evitadas doenças na próstata e tumores nos testículos. Além disso, os animais ficam mais tranquilos. Isso pode levar a um aumento de peso.

Mel, já sabe como é castrar cães e gatos

Quase todos os meus animais foram esterilizados. A fêmea (Mel) continua linda e esbelta (foto ao lado). Um dos machos, um pincher muito carinhoso chamado Nick, come demais e engordou um pouco. Acho que engordaria de qualquer forma, com ou sem a castração, pelo fato de ter sido abandonado pelos antigos donos. Viveu algum tempo pelas ruas em busca de comida e proteção. Meus cachorros, que já foram cinco, foram todos retirados das ruas. Estavam doentes, cheios de pulgas e vermes. O mais velho (Bob), o único que não foi castrado, está com 14 anos e foi encontrado abandonado na esquina com poucos dias de vida.

Falo dos meus cachorros, mas os gatos adotados pela minha filha mais velha, Juju e Leléu, também foram esterilizados pela veterinária que os retirou das ruas e encaminhou para adoção. Todos os animais que esta protetora recolhe nas ruas e encaminha para adoção são entregues esterilizados e vermifugados.

 
3.555 views

2 comments on “Devemos Castrar Cães e Gatos?

  1. Olá! Bom dia,

    Adotei uma cadelinha no ano passado, o nome dela é Mel e se parece muito com esta que esta na foto. Ela estava em uma ONG de BH e tive informações que ela já chegou lá castrada. Fiquei até assustada com tanta semelhança, esta cadela Mel da foto foi colocada para adoção?

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    A Mel, que aparece nesta foto, foi encontrada bebê, andando pelas ruas de Iguabinha, na Região dos Lagos. Iria morrer atropelada se não fosse resgatada. Está comigo até hoje. Dorme na minha cama.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.