Dermatite Alérgica em Cães e Gatos – Causas, Sintomas e Tratamento


A dermatite alérgica em cães e gatos pode ter três causas principais. A dermatite alérgica mais comum é causada por picadas de pulgas ou carrapatos (DAPP). Em segundo lugar está a hipersensibilidade alimentar, quando o animal apresenta alergia à proteína da alimentação. Toda ração tem proteína, seja de carne, soja, ou frango. A dermatite alérgica também pode ser causada pelos alérgicos ambientais, a chamada Dermatite Atópica, quando algum produto presente no ambiente pode causar alergia no cão e no gato.

Sintomas da dermatite alérgica

O principal sintoma da dermatite alérgica é a coceira, que é intensa em todo o corpo do animal. Se não houver tratamento, a dermatite alérgica tende a se agravar, causando infecções secundárias por bactéria ou fungo, além de trazer muito desconforto e sofrimento ao bichinho.

Tratamentos indicados para a dermatite alérgica

Mel - sem dermatite alérgica ou ceborreia

É preciso identificar a causa da dermatite alérgica. Geralmente o veterinário age por eliminação. Como a causa mais frequente é a DAPP, um tratamento rigoroso contra pulgas e carrapatos é o primeiro passo. Com isso são evitadas novas picadas no corpo do cão ou gato. Se for esta a causa, a alergia vai desaparecer.

Em seguida, persistindo os sintomas, é hora de alterar a dieta. Tanto faz se o animal se alimenta de ração ou alimento preparado em casa. O importante é reduzir a quantidade de proteínas. Há rações especiais, com baixo valor proteico. Caso o animal se alimente de comida preparada em casa, o veterinário pode prescrever uma dieta que atenda às necessidades de vitaminas e minerais.

 Não confundir seborreia com dermatite alérgica

A seborreia é a caspa, comuns em raças de pelos curtos, como Bulldog, Dachshund, Doberman, etc. O principal sintoma da seborreia é a descamação, sem coceira. Pode haver queda de pelos. O tratamento é à base de ômegas, que devem ser incluídos na dieta, e banhos frequentes, até dois por semana, com shampoos anti-seborreicos. Os gatos são menos propensos a ter seborreia, graças ao hábito de se lamberem, removendo as escamas e o excesso de oleosidade da pele.

 
2.160 views

2 comments on “Dermatite Alérgica em Cães e Gatos – Causas, Sintomas e Tratamento

  1. Pingback: Verme da pulga pode matar - Tudo Sobre Bichinhos

  2. Pingback: Sarna dermodécica localizada e generalizada | Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.