De Que é Feita a Ração de Cachorro? Como se Faz – Processo de Fabricação


Após publicar alguns artigos sobre o que é melhor, ração de cachorro ou comida caseira, sem chegar a nenhuma conclusão, continuei estudando o assunto. Enquanto isso, continuei oferecendo os dois tipos de alimentos aos meus cães. Quando optava por carne, comprava patinho, que é uma carne de primeira qualidade, limpa e sem gordura, e mandava moer na hora. Preparava uma panelada de carne moída enriquecida com cenoura ralada e arroz parboilizado. Preferia este arroz por ser grande fonte de vitaminas, já que o processo de parboilização transferia as vitaminas da casca para o interior do grão.

Quando a opção era carne de frango, escolhia o peito, por não ter gordura. Comprava o filé de peito, fervia, desfiava e seguia o mesmo ritual, misturando com cenoura ralada e arroz parboilizado.

Algumas vezes, na hora de servir, misturava a comida caseira com ração seca Super Premium, mas os cachorros a deixavam no prato. Não faziam questão da ração de cachorro. Foi então que resolvi ir mais a fundo na fórmula das tais rações e encontrei um artigo publicado em 2009 pela Revista Super Interessante. Fiquei impressionado!

A ração de cachorro

Mistura com ração de cachorro

Segundo li, quem pensa em encontrar patinho ou peito de frango entre os componentes das rações, pode cair na real. O ingrediente básico para a ração de frango é uma farinha de vísceras: estômago, tripas, pulmões, cabeça e pés de galinha. É uma farinha com bastante proteína. A ração de carne é preparada com carcaça de bovinos e órgãos como pulmões, estômago, tripas, etc.

Outros ingredientes são adicionados. O arroz é aquele todo quebrado, impróprio para consumo humano, mas depois de moído é fonte de fibras e carboidratos, ajudando na formação do bolo fecal.

Para que a ração tenha algum sabor, é adicionado um hidrolizado de carne. Sabe o que é isso? O caldo de carne ou frango que você costuma comprar e adicionar na sua comida.

Também são adicionados corantes, para enganar você, já que os cachorros não ligam para as cores do alimento. Aquele verdinho até parece vegetal, não é mesmo? Antes de colorir é preciso descolorir. Aí entra o dióxido de titânio, mineral responsável por dar aquela cor branca aos sabonetes.

Acho melhor manter a comida caseira e continuar pesquisando, a menos que a matéria publicada pela Super Interessante esteja equivocada. É importante conhecer os ingredientes que cada ração informa fazer parte da sua composição.

Resolvi prestar atenção aos ingredientes que constam das embalagens. Embora a embalagem não esclareça muita coisa, já é possível ter uma ideia do conteúdo. Quando compramos uma ração de carne, por exemplo, esperamos encontrar carne bovina na sua composição. A ração úmida, aquela de latinha, sabor CARNE, contém miúdo bovino, miúdos de aves, miúdos de suínos e gordura de frango. Se existe o patê de frango, entendo que o patê de CARNE deveria conter apenas carne de bovino. E que miúdos são esses? O que se entende por  gordura de frango? Peles?

Há muitos vídeos no YouTube mostrando detalhes da fabricação de rações para cães e gatos. Alguns são assustadores. Optei por exibir este, bem comportado, que mostra apenas a técnica do fabrico, sem entrar em detalhes da escolha dos componentes. Quem quiser se aprofundar no assunto, basta escolher um dos vídeos relacionados que serão oferecidos pelo YouTube.

Sugestões:

https://www.youtube.com/watch?v=HnAudwjsAUU

https://www.youtube.com/watch?v=rpoOUaP256g

Atualização em 11 de janeiro de 2015:

A ração seca Super Premium é o melhor alimento para cães por ser balanceada e fornecer os nutrientes que os animais precisam. Além disso, limpam os dentes e dão trabalho aos maxilares. Sobre os ingredientes utilizados na fabricação, hoje penso diferente do que pensava no ano passado: o importante é oferecer um alimento rico em proteínas, vitaminas e em tudo que os animais precisam. Não podemos comparar os ingredientes da ração com aquilo que comemos. Além disso, uma ração feita com carne de primeira custaria um absurdo.

 
22.777 views

26 comments on “De Que é Feita a Ração de Cachorro? Como se Faz – Processo de Fabricação

  1. e bem por ai francisco , esse povo a anos vem sendo enganado e mesmo com ttanta informaçao na frente dos olhos, ainda finjem q nao veem, e o governo esta pouco se lixando pra isso, dai fico me perguntado pra q serve anvisa ?? e so de fachada ou pra dizer q existe, lembrando ainda q nosso dinheiro em impostos vai pra tal,, ou nao ??

    Responda

  2. Quem acha que só por que a ração do melhor amigo do homem é feita pela purina ou por qualquer gigab
    Net do ramo não sabe o mal q faz a ração seca aos animais. Mesmo por que carnívoros como cão e gato tem que comer CARNE. Essa coisa da ração seca vem da segunda guerra mundial, não se podia colocar ração em lata. Ferro era precioso. As grandes indústrias de alimentação pet não te falam que a vida útil da ração e de 25 anos. Essa gente não gosta de bicho, lembrem se é negócio. Onde se lê bife, é quase tudo miúdo de frango moído. O pior é que jovens veterinários são polidos por essas indústrias para pensarem e verem o que não existe. Exemplo maior, embora aí seja alimentação humana. Vocês já viram canola ? Pois é isso não existe, o nome vem do que é na verdade, traduza se can oil, óleo exportado pelo Canadá e o pior óleo do mundo. Ninguém diz que o melhor óleo do mundo para fritura e o óleo de coco, canola E’ veneno, vendido em supermercado, mas até aí cigarro também o é. Pensar por si mesmo e o melhor caminho. Duvidar e existir.

    Responda

  3. Tenham em mente que a industria de ração fatura muito no Brasil e no mundo, e investem sim muitos milhões em pesquisa para a produção de ração, de boa ração. Quem faz porcaria “se queima” junto ao público. Se percebe de longe qual animal come boa ração e qual come ração ruim… Veterinários passam 5 anos estudando muito e quando eles recomendam ração (de boa qualidade) sabem o que dizem, não discutam com quem é DOUTOR no assunto. Meus amados SRD são castrados o mais cedo possível, alimentam-se só de boa ração e vivem com saúde entre 12 a 15 anos, quando realmente morrem por velhice, naturalmente. Castrar, embora muitos falem bobagem, é um ato de amor e com certeza prolonga a vida dos animais, sejam machos ou fêmeas.

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Plenamente de acordo.

    Responda

  4. alimento natural http://www.cachorroverde.com.br
    rações, premium em diante, mínimo de 26% de proteína animal e o mínimo de sódio possível, precisa ter omega 3 e 6 e de preferência para raças grandes condroitina e glucosamina sempre!!! aconselho a dar ração de filhote mesmo depois de adulto, menos se contiver leite.rações de filhotes são mais enriquecidas e suplementadas que de adultos.
    O segredo é esse, contendo esses componentes é sim de ótima qualidade, pode comprar sem medo. melhor ainda se for natural e sem transgênicos.

    Responda

  5. Vou discordar de vocês. Minha falecida cadela morreu c problemas cardiovasculares, problema de figado, renal e com tumores. A principal causa foi a ração. Muito sódio e excesso de química.
    Sabem pq os veterinários recomendam a ração? Pq as pessoas n sabem alimentar seus animais com comida.. dão apenas arroz e carne. Minha nova cadela eh alimentada apenas com comida. Arroz, vegetais, frutas, carnes e etc. Nada temperado. Quando alimentada assim desde cedo, as fezes saem duras, normais.
    Pensem que todos os animais nasceram para comer comida “viva”. Ou vocês acham que a civilização sempre alimentou seus animais domésticos com pedigree? Acordem. Comer ração eh q nem.comer pizza congelada todos os dias, c a adição de algumas vitaminas sinteticas. Comam isso todos os dias, esperando estar bem alimentados.

    Responda

    Filipe Reply:

    @Filipe, É xará, perdi a minha hoje por câncer nos ossos. Mudei a alimentação nos últimos 12 dias, mas já era tarde. Ração mata. Cães por milhares de anos comeram carne, e crua. Cães não estão adaptados para comerem farinha, e ainda por cima transgênica (nós, inclusive, devemos repensar o consumo delas, principalmente o trigo). O número de cães vítimas de câncer hoje em dia é alarmante, e isso é a alimentação. Foi o 3º cachorro que perdi pro câncer, em seguida. Pena ter me dado conta do veneno que é a ração industrializada apenas nestas últimas semanas.

    Responda

    Sheila Reply:

    @Filipe, Não se Culpe, Felipe. Você procurou o melhor para seu amigo. Fico feliz de você hoje estar ciente desses problemas e tenho certeza que irá mudar a alimentação deles.
    Fique em paz!

    Responda

    Luciane Reply:

    @Filipe, Concordo plenamente e tive a mesma experiência.

    Responda

  6. Cresci convivendo com cães! Sou da época do angu com vísceras. Tive canil e optava por marcas conhecidas, minha cadela virou garota propaganda de uma marca dada como excelente no mercado mundial. Até que comecei a perceber o aumento de doenças caninas desde os anos 80…conversava sempre com veterinários e muitos foram me abrindo os olhos. A ração canina contém muito sódio sim, restos de animais (muitas vezes restos duvidosos), sem dizer todo o transgênico…infelizmente isso tem afetado a cães, veterinários não conseguem achar cura de vários cânceres e outras doenças antes só humanas…dai meu cachorro dálmata apareceu com hipotireoidismo…busquei vários médicos e a resposta era só uma: hormônio para o resto da vida…decidi adotar a BARF, acrônimo para comida crua biologicamente apropriada. Em 6 semanas meu cão melhorou! O ponto é: a comida natural é melhor, para qualquer ser vivo. Nós somos o que comemos. Não é por ser feito e, casa que é bom, mas como e quais ingredientes! Várias pessoas acham um absurdo mas meus cães estão saudáveis e felizes, pena que demorei tanto para entender o óbvio.

    Responda

    Sheila Reply:

    @Maria van tol, Concordo plenamente com você, Maria van tol.
    Nossa comida está contaminada com quantidades absurdas de conservantes e agrotóxicos. Não acredito que a dos cães esteja melhor que a nossa. Quem vai provar? Não duvido a ração ter proteínas e vitaminas, porém, um alimento que fica por um ano dentro de um saco plastico sem estragar não está isenta de uma quantidae absurda de conservantes. Conservantes dá câncer. Isso é comprovado.
    Bjs

    Responda

  7. O que fez Vc mudar de ideia?

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    @edisonpfn, Mudei de ideia mas ainda não estou completamente convencido. A comida caseira que preparava era cara e não atendia completamente as necessidades nutricionais. A ração Super Premium atende, mas eles estão exigentes e preferem a ração em lata, que não estimula a mastigação e favorece o aparecimento de tártaro. Além disso, é incompleta em nutrientes.

    Na verdade, ainda estou experimentando.

    Tenho amigos que só dão ração. Outros, só comida caseira. Cada um defende sua posição e a gente vai ouvindo um, ouvindo outro, tentando decidir pelo melhor.

    Responda

    Paulo Ricardo Reply:

    @Paulo Teixeira, cara, um site pra vc: http://www.cachorroverde.com.br.
    ração, só se for seca mesmo, se vc insistir e não der a ração úmida seu cão não vai ver outra opção e vai comer. coloque nos horários programados que vc sempre põe, se não comer, tire depois de 10 minutos e ofereça só no horário seguinte. normalmente funciona. não ofereça mais nada por um tempo, só ração.

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Vou tentar seguir essas instruções. Compro a ração seca de excelente qualidade e apenas os cachorros de rua fazem uso dela. Os meus, torcem o nariz. Melhor para meus amigos que sempre chegam para filar o almoço, rsrsrsrsrsr.

    Responda

    jordana Reply:

    foi a carnr de ratos mortos
    <3 00

    Responda

  8. Sempre ouvi veterinários implorarem para não darmos nossa comida para eles e sim ração que é própria para eles. O que percebi é que a ração é repleta de sódio. É um sal muito exagerado. Os meus cachorros cresceram comendo misto de ração e resto de almoço. Geralmente arroz, algum bife e osso de chuleta. Além da ração que meu pai sempre comprava. E alguns daqueles bifinhos que eles adoram e tem um cheiro forte.
    Meus cachorros perdiam mais pelos e suas fezes ficavam mais moles quando comiam a comida humana.
    E quando comiam ração se sentiam até mais energéticos e brincavam mais. Fora que não caiam seus pelos e as fezes eram durinhas.
    Então, mesmo que contenham tantas porcarias em ração, não acredito que possam fazer tanto mal assim.

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    @Annie, Você tem razão. A ração é o melhor alimento por ser balanceada e fornecer os nutrientes que os animais precisam. Além disso, limpam os dentes e dão trabalho aos maxilares. Sobre os ingredientes, hoje penso diferente: o importante é oferecer um alimento rico em proteínas, vitaminas e em tudo que os animais precisam. Não podemos comparar a ração com aquilo que comemos. Além disso, uma ração feita com carne de primeira custaria um absurdo.

    Obrigado pelo comentário.

    Responda

    Paulo Ricardo Reply:

    @Annie, pior que faz, se não for de boa qualidade faz, ração boa não tem corante e é a super premium pra lá, comida humana faz mal, na vdd nossos temperos (alho, cebola, nozes e especiarias) fazem muito mal a eles, feijão não costuma ser bom e arroz… sozinhos com miséria de carne não é bom, se vc fizer uma dieta mesmo baseada em alimentação natural, a diferença na qualidade entre qualquer ração é absurda, vale a pena.

    Responda

    Alexandre Reply:

    Na verdade, quando se fala em alimentação natural, é uma alimentação natural balanceada para cães ou gatos – não é qualquer comida humana (que às vezes faz mal para as pessoas) que serve para os bichos. São receitas adequadas pra isso. Devemos pesquisar mais para que nosso conhecimento não fique superficial…Tive um pastor por 20 anos que nunca comeu ração industrializada – a única ocasião que comeu seu pelo ficou uma droga. E vi vários animais de amigos morrerem muito mais cedo com esse tipo de comida. Entenda: a ração industrializada enriquece o empresário, é prática para você, fazer a comida própria para consumo dos pets dá trabalho…

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.