DÁLMATA, Boa Companhia para Maratonistas


Se você gosta de correr a Maratona e precisa de uma companhia para acompanhá-lo nos treinos, o Dálmata é o companheiro ideal. Gostando muito de correr e precisando de exercícios diários, o Dálmata é boa companhia para maratonistas.

Assim como o Dogue Alemão, o Dálmata também gosta de uma cama macia no aconchego do lar. Adora a família, é companheiro, e muito apegado ao dono, o que o torna um excelente cão de guarda.

As manchas pequenas e redondas constituem seu traço característico mais marcante. Seu pelo branco parece estar coberto por moedinhas. A raça é muito antiga e talvez tenha surgido no Egito Antigo, por causa de desenhos encontrados nas tumbas dos faraós. Outros pesquisadores consideram a origem na Iugoslávia. Seu nome vem da Dalmácia, uma região da Croácia. O Dálmata foi escolhido como acompanhante dos nobres na época das carruagens. Também foi adotado como mascote dos bombeiros americanos e europeus. Em 1971 fez sucesso no cinema, com o filme 101 Dálmatas.  O sucesso do desenho animado fez com que o Dálmata se tornasse conhecido no mundo inteiro.

Dalmata no desenho 101 dalmatas

Características comportamentais do Dálmata

Dócil, leal ao dono, carinhoso, muito ativo, bom relacionamento com crianças e outros animais, late pouco, são características comportamentais do Dálmata.

Características físicas do Dálmata

O Dálmata pesa entre 27 e 32 quilos (macho) e 24 e 29 (fêmea). O principal problema da raça é a surdez. Cuidado ao comprar filhotes de Dálmatas pois a doença é mais comum do que parece. É muito difícil adestrar um cão surdo, razão pela qual não é recomendado tê-lo em ambiente familiar, principalmente onde há crianças.

O Dálmata precisa de uma ração Super Premium, evitando dar mais alimento do que o Dálmata necessita, para evitar sobrepeso.

A educação deve ser rígida, mas carinhosa, pois os cães desta raça são muito levados. Precisam ser bem educados desde cedo, como qualquer criança levada.

 
215 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.