Cuidados ao Levar Outro Cachorro para Casa


A convivência pacífica pode acontecer até entre espécies consideradas inimigas tradicionais. Cães e gatos podem conviver harmoniosamente, desde que cada um respeite o limite do outro. O convívio entre cachorros deveria acontecer sem maiores problemas, já que os cachorros têm o espírito de matilha, sendo acostumados a viver em bandos. No entanto, há fatores que quebram a harmonia e nos obrigam a ter cuidados ao levar outro cachorro para casa.

Já tive uma experiência desagradável quando dois de meus cachorros brigaram e levei uma mordida acidental ao tentar separar. Quando o nível de adrenalina sobe, qualquer argumento falha. Se forem animais de grande porte, como eram os meus, amônia nas narinas ou um estampido muito forte poderá separá-los. Extintor de incêndio de gás carbônico também é eficiente. Mas o melhor é evitar a briga, que pode causar ferimentos sérios nos animais e nas pessoas próximas.

Cuidados ao levar outro cachorro para casa

Ciúme e disputa por território são as causas mais frequentes das brigas entre cães. Mas há outras causas, até involuntárias.

Um cão pode atacar o outro quando está nervoso por causa de um cão que passa na rua. Cães que convivem normalmente podem se estranhar e começar uma briga em um momento de agitação.

Levar um novo habitante para casa pode ser um problema pelas razões que já dissemos. A apresentação do novo hóspede deve ser cautelosa, em ambiente neutro. Somente depois de apresentados, quando um já tiver aceitado o outro, podem ir para casa. Mesmo assim, esteja sempre presente e observando o comportamento do mais antigo com o novato e vice-versa.

Dois machos juntos ou duas fêmeas aumentam as possibilidades de brigas.

Uma vizinha abriga 23 cães em sua casa. Todos foram retirados das ruas. Convivem pacificamente. E na SUIPA? Quandos animais dividem o mesmo espaço?

Portanto, não desanime se a tarefa parecer impossível.

Bob e Pingo

 
758 views

One comment on “Cuidados ao Levar Outro Cachorro para Casa

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.