Cuidados ao Escolher um Desinfetante Eficaz contra Vírus, Fungos e Bactérias


O mundo invisível é cheio de perigos. Formas de vida microscópicas, as mais variadas, podem causar sérios danos aos nossos bichinhos. Podemos reduzir os riscos de infecções ao escolher um desinfetante eficaz para manter limpa a nossa casa.

As prateleiras dos supermercados estão repletas de desinfetantes para uso doméstico. Limpam, perfumam e matam os germes. Será mesmo? Alguns desinfetantes, geralmente os mais caros, até surtem algum efeito. Por que, então, não são usados em hospitais e clínicas veterinárias?

Contra fungos, vírus e bactérias é preciso usar um desinfetante eficaz de verdade.

Desinfetantes industriais são muito caros, dirão alguns. Por que pagar sessenta reais por um litro de desinfetante se posso pagar apenas seis reais por outro que garante o mesmo resultado? pergunta outro.

Cuidados ao escolher um desinfetante eficaz

Se eu disser que o desinfetante que custa sessenta reais sai mais barato do que aquele de seis reais, vendido no supermercado, poucos acreditarão. Mas é verdade. O desinfetante eficaz, vendido em agropecuárias, deve ser diluído na proporção de  1 parte de desinfetante para 500 de água. Um litro de desinfetante rende 500 litros. Fazendo as contas…

Afinal, por que devo usar um desinfetante eficaz na minha casa?

Um desinfetante deve ser bactericida, viricida e fungicida. Todo o piso deve ser limpo e desinfetado para eliminar qualquer vírus, bactéria ou fungo que possa estar no ambiente. Quem acompanha nossos artigos sobre doenças que acometem cães e gatos, sabe que os riscos são grandes.

Algumas doenças causadas por vírus:

Cinomose, coronavirose, parvovirose

Algumas doenças causadas por bactérias:

Febre maculosa, Erliquiose

Algumas doenças causadas por fungos e protozoários:

Esporotricose, Babesiose

Como nossa casa é contaminada?

Cuidados ao escolher um desinfetante eficaz

Somos os principais responsáveis pela contaminação. Nossas roupas e sapatos trazem vírus, bactérias e fungos para dentro de casa.  Gatos que não vivem confinados costumam dar uma voltinha pela vizinhança, tendo contato com outros animais, alguns doentes ou contaminados, inclusive com pulgas e carrapatos. Os gatos adoram passear, namorar, brigar e retornar ao lar. Muitas vezes se instalam no sofá e na nossa cama.

Além do desinfetante eficaz devemos lavar nossas mãos com frequência, usando um sabonete que também seja bactericida, fungicida e viricida. Essas providências não garantem 100% de proteção, mas ajudam bastante.

 
347 views

One comment on “Cuidados ao Escolher um Desinfetante Eficaz contra Vírus, Fungos e Bactérias

  1. Pingback: Cachorro ou gato, o que adotar? - Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.