Criando Galinhas Caipiras – Alternativa para Renda Extra e Distração


Quem mora em casa e tem um quintal disponível, com certeza já deve ter pensado em criar galinhas caipiras. Dizem que elas não precisam de maiores atenções, cuidam sozinhas da sua alimentação ciscando o terreno, e oferecem ovos de gemas amarelinhas.

Há quase 20 anos coloquei algumas galinhas no quintal. A maioria foi comprada no abatedouro de Iguaba Grande, onde esperavam o momento de morrer. Precisei explicar que queria levá-las vivas. E viveram muitos e muitos anos, morrendo de velhice.

Galinhas caipiras adoecem?

Galinhas caipiras

Somente uma delas ficou doente. Teve uma doença virótica, disseminada por mosquitos, conhecida como caroço ou pipoca. A coitada ficou cheia de nódulos na face e na crista. Tratei com Thuia, que me foi recomendado pela loja de produtos agropecuários que costumo frequentar. E ela ficou boa.

Thuia é um produto indicado no tratamento de bouba (pipoca), verrugas e epitelioma contagioso das aves em geral (galinha, peru, pato, pássaros de gaiola e viveiro) em todas as fases da criação, evitando as complicações que a doença produz, podendo ser aplicado diretamente ou diluído no bebedouro.

Pensei em criar galinhas caipiras novamente. Mas, pensando melhor, hoje não consigo dar conta do trabalho que tenho com meus cachorros, principalmente Bob, que está com 14 anos e depende totalmente da minha ajuda, até para levantar. A lista de medicamentos do Bob é enorme mas a idade parece estar ganhando a batalha.

E sobre as galinhas caipiras? Quais são as doenças de galinhas?

Eu tive sorte ao criar galinhas caipiras e só precisar cuidar de uma galinha doente. As doenças de galinhas são bem variadas. As infecções por vírus, bactérias e fungos acontecem com muita frequência. Muitas vezes todo o galinheiro é contaminado e acaba morrendo.

Além da Varíola ou Bouba Aviária, conhecida por Pipoca, as galinhas podem ser afetadas pela Doença de Gumboro (virótica), que pode contaminar até o ovo. Outra doença causada por vírus é a Doença de Newcastle, que pode dizimar todas elas. O contágio dá-se pelo ar. A Doença de Marek é outra doença virótica altamente contagiosa.

E as bactérias?

Cólera Aviária e Salmoneloses, Tifo Aviário, são causadas por bactérias.

Ainda disposto a criar galinhas caipiras?

Então, prepare-se para enfrentar as verminoses e coccidioses.

Acabou?

Ainda não. Há as doenças causadas por fungos, como aspergilose, micoses e tinhas.

A ideia de construir um galinheiro e criar galinhas caipiras foi adiada. Afinal, não como galinhas… e ovos são ricos em colesterol.  Melhor evitar.

Se mesmo assim você continua interessado em criar galinhas caipiras, o que é muito bom, há vídeos que ajudam a conhecer bem o assunto. Este é um deles:

 
5.709 views

5 comments on “Criando Galinhas Caipiras – Alternativa para Renda Extra e Distração

  1. Tem como arrancar essas verrugas (pipocas)? Estou com um pintinho, tratando com Thuya oral, mas parece que não surte efeito.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.