Coronavirose e Parvovirose


Coronavirose e parvovirose

A coronavirose tem esse nome por causa do vírus da doença, que se localiza em forma de coroa nas células em que se aloja.

O vírus corona não ataca somente cães, podendo ser o causador de sérias infecções intestinais em gatos, bovinos e outros animais.

A contaminação se dá através das fezes de animais doentes. É importante manter o ambiente limpo e desinfetado.

Sendo uma doença viral, o período de incubação entre o contágio e aparecimento dos primeiros sintomas é bastante curto, não passando de três dias.

Diarreia, vômitos, perda de apetite, letargia e febre são os sintomas mais comuns. As fezes tem a coloração alaranjada mas não cheiram mal.

Vacinas contra coronavirose e parvovirose

A vacinação anual é a melhor prevenção.

A parvovirose, a enterite canina parvoviral,   é uma das viroses mais conhecidas e contagiosas. Os cães adultos são mais resistentes porque já adquiriram certa imunidade.  É alto o índice de mortalidade entre animais infectados.

A incubação, que é o período a contaminação até o aparecimento dos primeiros sintomas, pode demorar 12 dias.

Uma vez identificada a doença através de exames de laboratório, o animal doente deve ficar isolado de outros animais e do homem para não propagar a doença.

O tratamento com sais minerais, vitaminas e glicose tem por objetivo dar suporte ao animal para que ele consiga reagir.  Deve ser feito na clínica veterinária.

Sites que serviram de fonte de informação sobre coronavirose e parvovirose para este artigo: Center Vet – Coronavirose e Center Vet – Parvovirose

 
1.018 views

3 comments on “Coronavirose e Parvovirose

  1. Pingback: Guia prático de vacinação de cães e gatos - Tudo Sobre Bichinhos

  2. Pingback: Fezes com sangue nos animais | Tudo Sobre Bichinhos

  3. Pingback: Uso de germicida na higiene das mãos | Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.