Como Saber se o Cachorro Está com Febre


Se o seu cachorrinho está caído, sem disposição para nada, nariz quente, muitas vezes tremendo, parecendo estar sentindo frio, possivelmente tem alguma infecção e está com febre.

A melhor coisa a fazer é levá-lo imediatamente ao veterinário para o diagnóstico e tratamento correto da doença.

Mas, como ter certeza de que o cachorro está com febre?

Como saber se o cachorro está com febre

A maneira mais eficaz é colocando o termômetro para medir a temperatura. Há termômetros especiais para cachorros, que nem precisam tocá-los e medem a temperatura pela orelha, mas os termômetros convencionais, usados por humanos, também podem ser usados. Neste caso, é necessário ter bastante cuidado no manuseio para que o cachorro não se agite e acabe quebrando o termômetro. Isto seria muito grave, pois o termômetro é colocado no ânus do animal. Após passar um lubrificante, como vaselina, você deve introduzir o termômetro cerca de três centímetros no ânus do animal e aguardar um ou dois minutos. O animal deverá estar deitado de lado e seguro por alguém que o ajude na tarefa para evitar que se movimente e cause acidentes.

A temperatura do cachorro em geral é mais alta do que a dos seres humanos. Enquanto temperaturas acima de 37 graus já indicam febre nos humanos, nos cachorros o limite é de 40 graus.

Confirmada a febre, entre em contato com o veterinário. Ofereça líquido para mantê-lo hidratado. Cubra-o com uma manta. Não o medique por conta própria e nem espere para ver se a febre baixa. Se a febre estiver muito alta, sem possibilidade de levá-lo de imediato ao veterinário, um banho morno, quase frio, contribuirá para baixar a febre, embora não elimine as causas.

 
603 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.