Como Ensinar Filhotinhos de Cachorro a Não Destruir a Casa


Filhotinhos de cachorro adoram morder tudo o que encontram pela frente. Esta é a maneira como eles tomam conhecimento do mundo, até então desconhecido. Além de destruir os objetos da casa, os filhotinhos adoram morder mãos e pés. Quanto mais agitado o cachorro for, mais ele vai querer morder. Os cachorros brincam desta maneira. É normal. Algumas raças, como Labrador e Golden Retriever, acostumados a ter um objeto na boca (são cães de caça), desenvolvem mais essa característica.

Não se desespere. Mudar esse hábito é mais fácil do que parece, bastando conhecer as técnicas corretas. As correções precisam ser feitas no momento em que acontece o erro. Não tente corrigir depois que passar algum tempo. Ele não vai entender nada e poderá ficar com medo de você.

Use a técnica de recompensar o certo em vez de repreender o erro. Ou seja, valorize o certo em vez de dar somente bronca quando o filhote fizer errado. Isso não quer dizer que o erro não deva ser apontado, mas na dose e no momento correto.

Filhotinhos de cachorro adoram morder tudo que encontram

Os filhotinhos devem continuar mordendo, mas somente as coisas que podem, os seus brinquedinhos. Como os dentes estão crescendo, as gengivas coçam e aumenta a necessidade de ter algo para morder. Os brinquedos devem ser seguros, próprios para animais, pois serão destruídos e poderão machucar o animal quando isso acontecer. Faça festa quando ele estiver brincando com aquele frango de brinquedo que tanto adora. Mostre que você fica feliz ao vê-lo brincar. No início, coloque alguns petiscos dentro dos brinquedos para incentivar o cachorro a passar algum tempo explorando as novidades e se divertindo. Os brinquedos devem estar espalhados pela casa. Quando não encontram brinquedos os filhotes são tentados a morder o pé da mesa, o sapato, o sofá.

Se o filhotinho gosta de destruir o papel higiênico, ensine-o que isto é errado. Como ensinar? Coloque um brinquedinho ao lado do papel higiênico e espere a sua reação. Quando ele se aproximar do papel, faça um barulho batendo com a palma da mão no chão, sacudindo uma lata com moedas, um barulho forte que assuste o filhotinho. Neste momento, seja firme e enérgico ao dizer NÃO. É o treino do certo e errado. Quando o filhote pegar o brinquedinho, fazendo a coisa certa, afague-o e elogie.

Cachorros são inteligentes e aprendem com muita facilidade. Em pouco tempo os antigos hábitos serão abandonados.

 
25.663 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.