Como Cortar Asas de Calopsitas


Quem tem calopsita costuma deixá-la solta grande parte do dia e sabe que as janelas devem estar sempre fechadas ou protegidas com telas contra mosquitos.  As portas devem ser abertas com cuidado. Qualquer descuido pode facilitar um voo mais longo, para fora dos limites do quarto ou do apartamento. Na maioria das vezes a calopsita nunca mais será encontrada. Minha filha já passou por isso e só conseguiu recuperar a ave porque espalhou cartazes pelos postes da rua onde morava, pediu para que o desaparecimento fosse divulgado pela Rádio Globo (obrigado, Rubão) e ofereceu uma recompensa a quem a devolvesse.  Acabou recebendo a Penélope de volta e ainda ganhou o Fifo, que está com ela até hoje.

Além de manter portas e janelas fechadas, cortar as asas é uma boa opção. As asas devem ser parcialmente cortadas pois as aves precisam voar. Caso contrário, além da frustração, podem se machucar ao cair. Voar, mas sem possibilidade de decolagens e voos longos.

Cortar asas de calopsitas

As duas penas, que ficam nas pontas, são as maiores e não devem ser cortadas. Em seguida aparam-se 8 penas e poupam-se as demais. O corte tem que ser parcial, como mostra a ilustração do site “Clube das Calopsitas“, que tem tudo que você precisa saber sobre a criação de calopsitas. É referência no assunto. Salve nos favoritos.

As duas asas devem ser cortadas da mesma maneira. Nunca apare apenas uma das asas. Isso vai desequilibrar o animal e poderá causar, além do desconforto e estresse, sérios acidentes.

Confesso que não gosto de arriscar quando não domino completamente a técnica, seja qual for o assunto. Quando se trata de um ser vivente, os cuidados são bem maiores. Assim, não me arrisco a cortar unhas de cachorros, aplicar vacinas, cortar asas de calopsitas.  Embora conheça a teoria, na prática algo pode dar errado. Sempre que posso deixo um profissional cuidar do caso.

 
1.920 views

2 comments on “Como Cortar Asas de Calopsitas

  1. Paulo

    Eu não tenho calopsita, mas meu amigo possui uma.
    Já passei o link para ele.
    Sou encantada com esse bichinho.
    É muito fofo!

    O blog está cada vez mais legal.
    Adorei a charge do cão sociável… risos.

    Abraços,

    Lu

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    @LuDiasBH, Obrigado, Lu. Eu não tenho coragem de aparar asas, cortar unhas, etc. Nem vacinas eu aplico. Sou um desastre.

    Abraços,

    Paulo

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.