Como Alimentar Bem Cachorros e Gatos


Alimentar bem cachorros e gatos parece tarefa fácil, mas não é. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos tutores consiste em saber como alimentar corretamente seus bichinhos.

Meus gatos adoram ração seca, o que já facilita bastante. A única preocupação é deixá-la disponível por 24 horas e ir completando o pratinho, mesmo que pareça estar cheio. Gatos têm suas manias, e esta é uma delas. Alguns grãos completam o centro do prato, e assunto encerrado. Na falta de água corrente, a vasilha com água deve estar bem limpa e com água fresca sempre renovada. Um sachê de atum ou salmão faz sucesso uma vez ao dia.

Os cachorros são diferentes. Devem comer na hora certa, duas vezes ao dia. Nada de deixar a comida no prato, como acontece com os gatos.

Tenho feito muitas experiências para satisfazê-los, mas sempre acabo mudando. Andei uma época oferecendo alimentação natural, a comida caseira feita especialmente para eles com arroz parboilizado, carne moída e cenoura ralada. Eles adoravam, mas o intestino não reagia bem. As fezes ficavam moles e mal-cheirosas. Troquei a carne por peito de frango e o resultado foi pior. Além do trabalho de preparar a comida diariamente, ainda precisava me preocupar com alimentos proibidos para cachorros, que podem até matar o animal. Para completar, eles não queriam mais saber da ração seca, mesmo sendo a Super Premium, balanceada, de alta palatabilidade, que oferece todos os nutrientes para uma vida saudável.

O que estou fazendo agora para alimentar bem cachorros e gatos

alimentar bem

Esta semana comecei nova experiência e parece que está dando certo. Os gatos ficam com a ração seca e, à noite, um sachê.

Os cachorros comem pela manhã e à tardinha. Misturo uma latinha de ração úmida (300 gramas para dois cachorros que pesam cerca de 10 quilos cada) com a ração seca, conforme a quantidade especificada na embalagem do produto. Assim, comem apenas ração seca e úmida misturadas. Substituí a ração enlatada que usava, mais cara, que tinha uma consistência mais durinha e da qual já estavam enjoados, por uma mais pastosa, com aroma de patê, e custando até mais barato que a outra.

Qualquer que seja a sua opção, algumas dicas são úteis para fazer da hora da refeição um momento de alegria e satisfação. Esta hora sagrada deve ser tranquila, sem estresses, para fazer bem ao bichinho.

ossinhos - como alimentar bem cachorros e gatos

1 – Não exagere nas quantidades. Ofereça apenas o que foi indicado pelo veterinário ou, na falta deste, pelo recomendado na embalagem da ração.

2 – Cada animal deve ter a sua vasilha e um espaço privativo, só seu, para não se sentir ameaçado pelos demais. Só assim comerá tranquilo.

3 – Embora o cachorro sinta vontade de fazer xixi e cocô depois de comer, não o obrigue a sair ao sol ou a fazer caminhadas cansativas. Morando em apartamento, tenha um local forrado com jornal para este fim.

4 – Ofereça um ossinho de sobremesa, mas cuidado com aqueles ossos de couro que se transformam em uma massa grudenta e acabam sufocando o animal.

5 – Guarde a ração seca em embalagem bem fechada, em local seco e fresco. As latinhas também devem ser guardadas em local protegido do sol e calor.

 
489 views

One comment on “Como Alimentar Bem Cachorros e Gatos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.