Como Acabar com Ratos Dentro de Casa – Vantagem de ter um Gato


Pode haver algo pior do que descobrir a presença de ratos dentro de casa? Já passei por isso duas vezes. Depois de algum esforço consegui me livrar dos invasores. Morando em casa com quintal não é tão difícil passar por isso, por mais cuidadosos que sejamos.

Na primeira vez o rato, uma ratazana, foi encontrada dentro do gaveteiro da cama. Só foi possível saber que ela estava ali porque o ambiente era silencioso e dava para ouvi-la roendo o que estava lá dentro. Um vizinho valente abriu a gaveta e conseguiu expulsá-la, depois de muita correria e gritos assustados.

Em outra oportunidade a ratazana foi descoberta porque os cachorros ficaram inquietos, assustados. Pela manhã cheiravam o chão, percebendo a presença de ratos dentro de casa. As bananas que estavam sobre a mesa mostravam sinais de roedores, além das fezes inconfundíveis espalhadas pelo local.

O segundo rato foi morto por envenenamento. Como estava escondido dentro da máquina de lavar, a área foi isolada durante a noite. Alguns saquinhos com iscas foram colocados sob a máquina de lavar, fogão e geladeira. Como não havia gatos pude usar esse método sem risco de envenenar animais domésticos. A vantagem das iscas azuis é o tempo que levam para matar o roedor, geralmente alguns dias, permitindo que outros ratos também se alimentem do produto. O veneno deve permanecer dentro do saquinho plástico. Deixe que o rato roa a embalagem e retire o veneno.

Nunca devemos usar chumbinho, um veneno proibido e que tem causado a morte de muitos animais domésticos e até de crianças. Ratoeiras mecânicas e papelão com cola são extremamente condenáveis por causar sofrimento desnecessário ao animal e serem de eficiência duvidosa.

Como entram ratos dentro de casa?

Como acabar com ratos dentro de casa

As ratazanas de esgoto são exímias nadadoras, não sendo raro as que entram em casa pelo vaso sanitário. Cobras também fazem isso. Esta é uma das razões pelas quais devemos manter a tampa do vaso sanitário sempre fechada. Nem é necessário dizer que devemos examinar bem o local antes de usar o vaso. O ideal é dar a descarga antes de utilizar, principalmente pela manhã. As janelas também facilitam a entrada de ratos dentro de casa.

Nunca conseguiremos acabar com essa praga. Ambientes promíscuos, cercados de lixo, favorecem a sua multiplicação. Ultimamente os ratos têm sido vistos em restaurantes de luxo e supermercados, sem se importar com a presença das pessoas.

Casa que tem gatos não tem ratos. É o que costumam dizer. Gatos são caçadores e passam a noite acordados. Ratos, baratas, lagartixas, são suas caças favoritas.

Quintais devem ser mantidos limpos, sem entulhos e depósitos de objetos inúteis.  Vasilhas com ração ou qualquer tipo de alimento devem ser retiradas à noite e recolocadas pela manhã. Em ambientes infestados, com grande risco de contaminação por Leptospirose, é importantíssimo manter o asseio do local e as vacinas de cães e gatos em dia.

 
990 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.