Como Acabar com Aranhas Dentro de Casa – Aranhas não Gostam de Limpeza


Acabar com aranhas dentro de casa é a preocupação de muita gente. Aranhas não devem ser incomodadas e devemos zelar pela sua preservação, desde que também não nos incomodem.

Nada contra ter aranhas no quintal, tecendo sua teia entre galhos como faz a Argiope Argentata. O desagradável é quando encontramos aranhas dentro de casa.

Por mais que algumas pessoas neguem, é sabido que todas as aranhas têm veneno e todas atacam quando se sentem em perigo. O instinto de sobrevivência fala mais alto. Algumas aranhas abandonam suas teias e partem para o ataque direto, como a Armadeira, por exemplo. Felizmente, somente o veneno de poucas aranhas é letal para seres humanos. Das quatro aranhas mais venenosas, três estão no Brasil, a aranha-marrom, a viúva-negra e a armadeira. Causam feridas muito feias, com necrose do tecido, e o socorro médico é fundamental para evitar o óbito. Outras aranhas possuem um veneno que não mata, mas pode causar desconforto. Melhor manter distância e tomar providências para acabar com aranhas dentro de casa.

Limpeza é o primeiro passo

Aranhas Pholcidaes - como acabar com aranhas

A limpeza é fundamental para impedir a formação de teias, embora algumas aranhas não se instalem em teias. Escovar tetos, lavar o chão usando um bom desinfetante, são hábitos que devem ser adotados. Uma aranha que adora ambientes menos limpos é a Pholcidae (foto). Tem corpo minúsculo e longas pernas finas. É considerada inofensiva. Já a encontrei dentro de panelas mal tampadas e sem uso há algum tempo. Essa foi fotografada ontem, 30 de junho de 2016.

O primeiro cuidado para acabar com aranhas dentro de casa é a limpeza. Essa é a providência mais importante e a que produz efeitos imediatos. Se o piso for cerâmico, lave-o e passe um pano com um bom desinfetante, que acaba com vírus, fungos e bactérias. Costumo usar o Herbalvet-TA pela eficácia e por apresentar o melhor custo/benefício.

Sugestões para acabar com aranhas dentro de casa

  • Use aspiradores de pó, daqueles potentes, para aspirar a casa. Limpe sofás, cantos, rodapés, verifique atrás dos quadros, caixas, armários.
  • Não encoste camas e móveis nas paredes. Mantenha uma distância segura, de cerca de um ou dois palmos.
  • Cobertores não devem encostar no chão. O mesmo se aplica a cortinas.
  • Guarde suas roupas de cama dentro de sacos plásticos bem fechados. Coloque algumas pedras de cânfora no guarda-roupa.
  • Se mora em casa com quintal, mantenha-o limpo, sem entulhos. Além de aranhas, entulhos são excelente abrigo para escorpiões.
  • Cuidado ao usar inseticidas. O veneno não é seletivo e pode fazer mal a você e aos animais domésticos e também matar lagartixas, predador natural das aranhas.

como acabar com aranhas dentro de casa

Aranhas que representam perigo

A aranha-marrom, muito encontrada no Estado do Paraná, é a mais perigosa. Se esconde em rodapés e atrás de móveis. Tem hábitos noturnos e pode atacá-lo durante o sono. Daí a importância de manter a cama afastada da parede e cuidar para que a roupa de cama não vá até o chão, facilitando a escalada da aranha.

Cortinas que chegam até o chão são um convite para a aranha-marrom ir até o trilho e lá se esconder.

Já falamos da aranha-marrom no artigo “Aranha-marrom é bastante venenosa“. Vale a pena ler, pois ela vive escondida dentro de casa.

“Dentro de casa pode ser encontrada atrás de quadros, dentro de sapatos e no meio das roupas. Uma vez fui vestir um calção de banho que estava pendurado em um gancho, na parede do banheiro. Ao pegar o calção, que era branco, lá estava a aranha. Fico pensando no que poderia ter acontecido se o calção fosse de cor escura.”

Além da aranha-marrom, há duas espécies de aranhas com venenos fortíssimos, a viúva-negra e a armadeira. Mas isso é assunto para outro artigo: “Aranhas mais perigosas do Brasil

Fonte externa de consulta: Aranha-marrom Paraná

 
475 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.