Como Acabar com Ácaros na sua Cama – Colchões e Travesseiros são Infestados


Você pensa em acabar com ácaros que infestam camas, colchões e travesseiros? A maioria das pessoas declara, com toda razão, ter medo de aranhas e escorpiões. E dos ácaros, por que ninguém confessa ter medo?

Ácaros são da mesma família das aranhas e escorpiões. Está na Wikipédia:

“Os aracnídeos (Arachnida) são uma classe do filo dos artrópodes que inclui, dentre outros, aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões, compreendendo mais de 60.000 espécies. Ácaro é a designação comum dada aos animais pertencentes à subclasse Acari da classe Arachnida (os aracnídeos). A palavra acari deriva do grego akares, ‘pequeno’. A maioria dos adultos mede entre 0,25 e 0,75 mm de comprimento, embora existam espécies ainda menores.”

Acabar com ácaros - Electron scan micrography of Aceria anthocoptes.

(Photo by Eric Erbe; digital colorization by Chris Pooley. – This image is in the public domain because it contains materials that originally came from the Agricultural Research Service, the research agency of the United States Department of Agriculture.)

Como acabar com ácaros em colchões e travesseiros?

Dormimos com o inimigo. Ácaros adoram almofadas, tapetes, travesseiros, colchões e lugares úmidos. Ácaros domésticos vivem na nossa cama e se alimentam principalmente de restos de partículas de pele. Há muitos tipos de ácaros, vivendo em locais diversos como solo, água e plantas. Vamos limitar nosso universo ao ácaro doméstico, que nos incomoda diretamente e pode causar incômodos e doenças. Podemos encontrar cerca de 100 mil ácaros em um metro quadrado de tapete. É muito ácaro. Quando mortos, transformam-se em poeira fina e inalamos seus corpos e dejetos sem perceber. Assim, essa poeira causa vários tipos de alergias, rinite, asma e dermatites.

Travesseiros devem ser substituídos com frequência. No intervalo das trocas, os travesseiros devem ser colocados ao sol. Se for possível, lavar com água quente. Travesseiros de pena devem ser evitados pois hospedam maior quantidade de ácaros.

Os colchões requerem maior atenção. Não vamos trocar o colchão todos os meses. O meu, por exemplo, me acompanha há 40 anos. Não penso em trocá-lo tão cedo. O que fazer, então, para acabar com ácaros no colchão?

O ambiente deve ser arejado, com janelas abertas. Entrando o sol, melhor ainda. Se possível, use o aspirador de pó na casa toda, dando especial atenção ao colchão. Troque lençol e fronhas duas ou mais vezes por semana.

Acabar com ácaros usando uma fórmula natural

Para evitar intoxicações que inseticidas podem causar, há uma fórmula natural que dizem ser infalível: vinagre e álcool, misturados em partes iguais. O ambiente deve estar arejado, com janelas abertas, para permitir a dispersão do odor do vinagre e facilitar a secagem. A solução deve ser abundantemente borrifada em colchões, travesseiros, tapetes, cortinas, almofadas e em todos os lugares onde os ácaros costumam ficar. Após três horas aspire esses locais e retire os ácaros mortos.

Mantendo a regularidade da aplicação, em pouco tempo sua casa estará livre dos ácaros. De quebra, carrapatos e pulgas também serão eliminados.

 
311 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.