Coceira em Cães pode ter Muitas Causas – Estresse, Alergias, Pulgas, Carrapatos, Picadas de Mosquito


A coceira em cães pode ter muitas causas, que precisam ser investigadas e combatidas. É normal que cachorros se cocem eventualmente, mas há alguns animais que se coçam ou se lambem exageradamente, continuando até durante as horas dedicadas ao descanso.

Pulgas, carrapatos ou picada de mosquitos são as principais causas de coceira em cães. Além da coceira, pulgas, carrapatos e mosquitos causam doenças sérias, que podem levar o animal à morte.  Isso pode ser evitado com o uso regular de um produto veterinário específico, aplicado mensalmente nas costas do animal ou pulverizado no pelo.

Coceira em cães causada por estresse

Coceiras e lambidas em excesso também podem ser causadas por estresse. Cães ansiosos costumam lamber-se sem parar. O médico veterinário deve ser consultado para identificar a causa.

Reações alérgicas também causam coceira em cães

Pulgas e carrapatos também causam coceira em cães

Muitas vezes a alergia a algo que esteja presente no ambiente, como material de limpeza, pode desencadear o processo, assim como alergias ao alimento, inclusive rações. Identificar a causa de uma reação alérgica é uma das tarefas mais difíceis. Até o pó, fungos, pólen, algum componente da ração, carne, derivados de trigo, milho podem causar uma reação alérgica.

Quando o cão estiver se coçando, procure distraí-lo, mas sem recompensá-lo naquele momento. Caso contrário, ele associará a recompensa ao ato de se coçar. Ofereça brinquedos e, quando estiver tranquilo, pode dar um petisco, carinho e atenção.

Meu Pincher, o Nick, é cheio de manias. Uma delas é lamber as patas dianteiras, roer as cobertas, mesmo sem razão aparente. Caso típico de ansiedade ou estresse. O período em que viveu nas ruas deixou marcas profundas. Neste caso, procuro distraí-lo e dar uma dose maior de atenção. Quase sempre funciona.

 
1.860 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.