Clamidiose Ataca Calopsitas, Papagaios e Também o Homem


A clamidiose também é doença de calopsita

Doenças zoonóticas são aquelas que são transmitidas do animal para o homem. A clamidiose é uma delas. Causada por uma bactéria, a Chlamydophila psittaci, a doença pode atacar 160 espécies de aves, como papagaios, calopsitas, araras, periquitos… e também mamíferos e répteis, quando é conhecida pelo nome de Ornitose.

No homem pode causar pneumonia, febre e dor de cabeça, mas a incidência é muito baixa, o que é um alívio, em relação ao número de aves portadoras da bactéria. Muitas delas, a propósito, carregam a Chlamydophila psittaci mas não apresentam sinais clínicos da doença, tornando-se disseminadoras silenciosas. Calopsitas e papagaios estão entre essas espécies, por serem mais resistentes à bactéria. O estresse pode ocasionar o aparecimento dos sinais clínicos quando a ave já é portadora da doença mas é assintomática. O estresse pode ser causado por vários fatores, como alimentação, mudança de ambiente e contato com novos animais. Aves jovens são as mais vulneráveis.

Sintomas da Clamidiose

Se a Calopsita ficar quieta no fundo da gaiola, sem querer brincar, preferindo dormir, é hora de se preocupar. Calopsitas são animadas, consideradas os cachorrinhos de penas. Então, isso é sinal de que algo não vai bem. Veja se as fezes estão aguadas e aparece uma conjuntivite aquosa, seguida de espirros e corrimento nasal.

O primeiro contato com a bactéria causadora da Clamidiose é pelo ar. Poucos dias após a contaminação, as fezes do animal já possuem a bactéria Chlamydophila e começam a espalhar a doença.

A Clamidiose tem cura?

Esta é a boa notícia. Tem cura, sim. Tanto a ave quanto o ambiente devem ser tratados para evitar a re-infestação. Ao adquirir uma ave, peça ao veterinário o teste negativo para Chlamydophila psittaci e fique tranquilo.

Foto: Fifo, calopsita da Fernanda, do Mimos Femininos, que nos mandou a imagem para ilustrar a matéria.

Referência externa: CiaBichos Hospital Veterinário

 
3.732 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.