Cinomose Tem Cura? Doença Viral Multissistêmica, Altamente Contagiosa


O que é cinomose?

Cinomose é uma doença viral multissistêmica, altamente contagiosa, talvez a mais grave dentre as que que acometem cães e outros carnívoros. As chances de cura são muito remotas, mas não de todo impossíveis.

Transmissão da doença

O vírus da doença, um morbilivírus da família paramyxoviridae, é transmitido pelo ar, ao contato com animais infectados, através de secreções e excreções do corpo. Felizmente o vírus sobrevive poucas horas fora do hospedeiro e é facilmente destruído por desinfetantes de boa procedência, daí a importância de manter o ambiente sempre bem limpo.

Sintomas

O vírus da cinomose afeta o Sistema Nervoso Central e os sintomas, na maioria dos casos, são relativos às infecções bacterianas secundárias. Geralmente o animal doente apresenta mal-estar, anorexia, depressão, febre de até 41ºc, rinite, conjuntivite, pneumonia, tosse, vômito, diarreia, cegueira, ataques convulsivos, alteração comportamentais, incoordenação dos movimentos e tremores musculares.

Tratamento e cura

Vacinas anuais -a cinomose está entreas doenças que serão evitadas

O tratamento da cinomose é muito difícil de ter um final feliz. Muitos veterinários recomendam a eutanásia para evitar sofrimentos ao animal. Os sintomas aparecem na fase adiantada da doença, quando é mais difícil obter sucesso na cura. Mas, dependendo do caso, sempre se deve tentar salvar o animal. Na internet há relatos de cura com a utilização de RIBAVIRINA + DMSO + VITAMINA A e outros medicamentos. Quem se interessar deve pesquisar.

Em qualquer circunstância, a prevenção é o melhor caminho. Tanto a vacina V8 quanto a V10 garante proteção contra a cinomose. A proteção não dura a vida inteira. Os filhotes com seis a oito semanas de idade já devem ser vacinados. Antes da vacinação contra a cinomose e outras doenças os filhotes não devem ter contato com outros animais e nem sair de casa para passear. Anualmente a vacina deve ser reforçada.

 
1.716 views

6 comments on “Cinomose Tem Cura? Doença Viral Multissistêmica, Altamente Contagiosa

  1. Oi minha cachorra contraiu a cinomose e teve o tratamento. .. reagiu muito bem .. ela está muito bem … mas há algum risco de volta ??

    Responda

  2. Sinto muito, Sonia. Realmente é muito triste perder um grande amigo. Sou estudante de M. Veterinária e já vi alguns casos dessa doença. Espero que você supere essa perda e consiga um novo cãozinho.

    Responda

  3. Pingback: Guia prático de vacinação de cães e gatos - Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.