Cinomose Pode Matar seu Peludinho – Dra. Letícia Piccoli


Você já ouvir falar em CINOMOSE? Este assunto é muito sério, pois a Cinomose pode matar seu peludinho. Cinomose é uma doença viral extremamente grave que acomete cães não vacinados ou que não tomaram a vacina adequadamente.

Nos meses mais frios o vírus da Cinomose consegue resistir mais tempo no ambiente, fazendo com que aumente a incidência dessa doença, que pode ter índices de mortalidade de até 80%.

A principal forma de contágio é o contato com secreções orais e nasais de animais infectados.

A Cinomose não é uma zoonose, ou seja, o ser humano não corre risco de ser infectado, porém podemos ser os responsáveis por levar o vírus através dos nossos calçados, por exemplo, e infectar nossos próprios cães, mesmo aqueles que nunca saem de casa.

Sintomas da Cinomose

Essa doença pode apresentar diferentes fases ou sintomas, portanto fique atento para os mais importantes:

• Secreção nos olhos e conjuntivite severa;
• Secreção nasal, tosse e pneumonia;
• Pústulas no abdômen, hiperqueratose dos coxins plantares;
• Vômitos e diarréias;
• Tremores musculares, incoordenação motora e convulsões.

cinomose pode matar

Cinomose pode matar

O diagnóstico dessa doença severa deverá ser feito por um Médico Veterinário e quanto antes for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura.

Prevenção da Cinomose

Para prevenir a Cinomose, o mais importante é seguir um protocolo de vacinação correto, com vacinas de qualidade; evitar que filhotes circulem em ambientes públicos antes de tomar todas as vacinas; animais doentes deverão permanecer isolados, para minimizar as chances de contágio; e ambientes contaminados deverão permanecer sem cães por pelo menos 6 meses.

Aproveitem essa dica para dar uma conferida na carteirinha de vacinação do seu melhor amigo. O reforço vacinal contra a Cinomose e contra outras doenças importantes, deve ser feito anualmente!

Carinho e atendimento que fazem a diferença!

Clínica Veterinária Letícia Piccoli
Rua Oscar Clark, 86 – Centro – Araruama – RJ
(22)2664-7506
Dra Leticia Veterinária Letícia Piccoli – CRMV/RJ 10.105

 
243 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.