CHOW CHOW é Manso ou Agressivo?


Um domingo desses a TV exibiu um programa onde aparecia um cão da raça Chow Chow extremamente agressivo. Seus donos apresentavam ferimentos graves nos braços e rosto, tendo sido hospitalizados algumas vezes precisando receber pontos e antibióticos. Mesmo assim, não desistiram do animal e após muitas semanas de tentativas, com muita paciência, atenção e amor, conseguiram mudar o comportamento do animal. Não sei se teria a mesma disposição, embora já tenha vivido situação parecida há muitos anos, quando tínhamos um pequinês.  Afinal, o Chow Chow é manso ou agressivo?

Características do Chow Chow

Os cães da raça Chow Chow (Songshi Quan), originários da Mongólia, são independentes e dispensam companhia constante. Seus donos podem passar o dia fora que eles não se incomodam. Isso é bom? Talvez denote falta de amor, mas pode ser uma defesa registrada em seu DNA. Cães dessa raça eram usados para caça, guarda e puxar trenó, tendo servido de alimento por terem a carne macia. Sabe-se lá o que já vivenciaram. Mesmo assim, os cães precisam respeitar o chefe da matilha, no caso os seus donos. Isso é muito difícil com o Chow Chow, que não reconhece a autoridade do dono. Independência ou desvio de conduta?

Não é das raças mais inteligentes. O Chow Chow é difícil de ser adestrado. Tem uma das mordidas mais fortes, só perdendo para o Pit Bull.

Necessita de passeios e exercícios, mas moderadamente, sem exageros.

Tolera bem o frio por causa da sua pelagem, mas sofre com o calor. Para o clima brasileiro não é uma das raças mais apropriadas.

Por causa do seu pelo deve ser tosado e tomar banho uma vez por mês.

Altura: Fêmea: 46–51 cm, Macho: 48–56 cm
Peso: Fêmea: 20–27 kg, Macho: 25–32 kg

 

Chow Chow no programa da Eliane

Pelo que tenho pesquisado na internet, não encontrei muitos elogios e recomendações a esta raça, razão pela qual prefiro não ter uma opinião final. Existem algumas linhagens de Chow Chow bem agressivas e a raça é temida por muitos veterinários, que preferem atender o cachorro somente com o uso de focinheira.

Gostaria de conhecer a opinião dos leitores para saber qual o padrão da raça Chow Chow, se a agressividade a que todos assistimos na TV foi um caso raro ou se é frequente de acontecer.

Para quem não assistiu, aqui está o programa completo.

Chow Chow agressivo com o Dr. Pet

 
39.927 views

120 comments on “CHOW CHOW é Manso ou Agressivo?

  1. Cuidado com essa raça!!! principalmente a partir dos 3 anos, minha namorada cria um desde de bebe, nos últimos meses o cão se rebelou, já foram diversos ataques sendo que o mais grave foi no braço 5 pontos.Acredito que isso aconteceu pela atenção que eles necessitam como são apenas ela e eu na casa, e boa parte do tempo estamos no trabalho ele se fechou, qlqr visita que recebemos ele estranha, enfim procure associar bastante eles…acho que assim eles ficam mais dóceis.

    Responda

  2. Post totalmente desinformado , chow chow não precisa ser tosado todo mês , na verdade nem pode ! Não estamos na Mongólia , então a criação se for com muito amor e carinho , é a raça mais magnífica de se ter !!!! Tenho uma chowchow fêmea de 3 anos e uma Golden retrivier de 9 anos , não tenho problema nenhum com a criação delas juntas , amo demais ela adora carinho , e senti sim minha falta quando eu saiu , pois quando chego ela faz uma enorme festa , quando viajei e quando fiquei internada , ela ficou com minha mãe e ficou doente as duas vezes pq sentiu minha falta !!! Se o cachorro assim como qualquer raça for criado sem carinho , preso e sem cuidados , vc poderá ser mordido !!!

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    @Camila, “Post totalmente desinformado” – você não está sendo muito radical?

    Responda

  3. Tenho 2, uma preta e um vermelho. Amo mais que chocolates. São cães de guarda sim, mas não são agressivos para nada e para ninguém. São cães que precisam ter seu espaço não seja Chow Chow.

    Responda

  4. Meu Chow é um doce! Desconfiado com estranhos, de fato, porém há 7 anos convivemos na mais perfeita ordem em casa. Excelente raça, desde que devidamente atendida em suas peculiaridades.

    Responda

  5. Pois temos 3 Chows Lindos. Moramos em uma casa pequena onde os 3 se adaptaram perfeitamente. Saem pela manhã e noite para fazer as necessidades, pois não a fazem em casa. São ciumentos característica da raça. Mais nem por isso saem mordendo as pessoas como dizem por ai. Amam receber carinhos nosso. São extremamente Leais. Para mim são os melhores filhos que poderia ter. AMO MEUS CHOWS. E fico indignada com a repercussão que deram a raça. Pois em nada corresponde aos Chows que tenho e aos que conheço.

    Responda

    Rose Reply:

    @Suzy Correa,

    Responda

  6. Tenho 5 cães dessa raça e são todos dóceis e carinhosos, são cães extremamente leais e companheiros, é importante socializar o animal desde novinho, sempre passeio com os meus e deixo ter contato com o maior número de pessoas possíveis, são super educados e nunca atacaram ninguém, o animal precisa ter o espaço dele e nunca trará problemas!

    Responda

  7. Tenho um chow chow de quase 4 anos, o Scoot, ele não é agressivo, porém bem desconfiado. Convive bem com minha filha de 1 ano e meio, com seu jeito chow de ser… kkkk bem na dele.

    Responda

  8. Tenho duas meninas lindas e ano a raça, em casa são leais e como todo cão de guarda elas não aceitam estranhos nem muito menos carinhos deles .
    Resumindo Chow Chow é cão primitivo cão de guarda , o povo compra achando que estão adquirindo um uso de pelúcia ou um 🐩 poodle da nisso , estudem a raça e seus temperaturamentos antes de levar p casa.

    Responda

  9. Agressivo? Desconheço essa característica no meu Chow… Tenho um Chow Chow de 2 anos e é o cachorrinho mais dócil e carente que eu conheço, passa o tempo todo perto da gente, por ele, eu passava 24hs só alisando ele, pois ele chora, chama a atenção e quando a gente chega perto, só queria carinho… super educado, nunca faz as necessidades dentro de casa, se der vontade fora de hora ele pede e a gente já entende… nunca rosnou para ninguém, nunca mordeu ninguém, apaixonado por crianças… minha sobrinha de 3 anos monta nele como se ele fosse um cavalo e ele só se deita e lambe ela toda… Agora a verdade é que desde que o recebi com 45 dias nos o enchemos de carinho sempre… até na hora de comer a gente acaricia ele… louco por bolinhas, nunca comeu um chinelo ou quebrou nada em casa e olha que eu moro em apartamento… eu não poderia estar mais feliz com ele… e como se fosse nosso filho de tão querido e inteligente… não dá trabalho para tomar banho, nada… posso lavar ou tocar as partes intimas dele o quanto quiser e ele só lambe agradecendo pelo banho… nunca demonstrou comportamentos de cruza com a gente ou com visitas… a agressividade do Chow Chow a meu ver está no modo de tratar o peludinho…

    Responda

  10. Essa informação não procede, tenho 2 Chow e nunca vi nem um tipo de agressividade aqui em casa, pelo contrário, meu Chow Chow é muito é obediênte e nunca nem se quer latiu pra alguém, muitas informações vista não internet não tem procedência e o povo acredita só por acreditar igual acreditam em políticos

    Responda

  11. Tenho uma chow chow de 1 ano e 9 meses e ela e tranquila nunca mordeu ninguém super mansa e ainda brinca com o gato, me obedece muito e é super limpa, só faz as necessidades no lugar certo, da rua passeio com ela solta sem coleira e ela anda do meu lado, eu falo que ela e muito inteligente pq ela conhece muitas vozes de comando que falo, eu adorei essa raça e pretendo ter outra pra fazer companhia pra ela..então pra mim a raça e super mansa .temos que parar de ter preconceito com essa raça pois VC nem tem essa raça e já fala que a raça e agressiva..

    Responda

  12. Tenho um Chow Chow ele é um amor.Diferente do que muitos veterinários dizem.Super obediente,leal e carinhoso.O segredo é saber adquirir o chow de uma pessoa que tenha criação com genética boa.O meu chow é até mais manso que minha vira lata rsrs.

    Responda

  13. Tenho um de 5 anos, desde início procuramos mostrar quem manda, porém ele não aceita regras …é dificil sim lidar, tem que ter muito amor e paciencia.
    Ele mordeu 2 amigos meu, nada grave, mas tbm, eles teimaram em passar a mão mesmo com os avisos que dei! Depois teve um susto grande, meu sogro q sempre brincava com ele, foi mordido, no antebraço, pegou uma veia e sangrou muito! Ele chegou a desmaiar do susto. Meu marido ficou apavorado…. chamamos samu e ele foi socorrido.
    Hoje em dia , temos sempre muito cuidado, aprendemos a ler os sinais que ele emite , ele é nosso filho, tratado como rei !
    Qdo saio para passear ele não deixa estranhos chegarem perto, ele é muito fiel, e amoroso , sempre pedindo carinho….
    Enfim, é um cachorro que pede muito cuidado e atenção, porem não deixa de ser amavel! Jamais vou desistir dele !

    Responda

  14. Tenho um de 5 anos, desde início procuramos mostrar quem manda, porém ele não aceita regras …é dificil sim lidar, tem que ter muito amor e paciencia.
    Ele mordeu 2 amigos meu, nada grave, mas tbm, eles teimaram em passar a mão mesmo com os avisos que dei! Depois teve um susto grande, meu sogro q sempre brincava com ele, foi mordido, no antebraço, pegou uma veia e sangrou muito! Ele chegou a desmaiar do susto. Meu marido ficou apavorado…. chamamos samu e ele foi socorrido.
    Hoje em dia , temos sempre muito cuidado, aprendemos a ler os sinais que ele emite , ele é nosso filho, tratado como rei !
    Qdo saio para passear ele não deixa estranhos chegarem perto, ele é muito fiel, e amoroso , sempre pedindo carinho….
    Enfim, é um cachorro que pede muito cuidado e atenção, porem não deixa de ser amavel! Jamais vou desistir dele !

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.