CHOW CHOW é Manso ou Agressivo?


Um domingo desses a TV exibiu um programa onde aparecia um cão da raça Chow Chow extremamente agressivo. Seus donos apresentavam ferimentos graves nos braços e rosto, tendo sido hospitalizados algumas vezes precisando receber pontos e antibióticos. Mesmo assim, não desistiram do animal e após muitas semanas de tentativas, com muita paciência, atenção e amor, conseguiram mudar o comportamento do animal. Não sei se teria a mesma disposição, embora já tenha vivido situação parecida há muitos anos, quando tínhamos um pequinês.  Afinal, o Chow Chow é manso ou agressivo?

Características do Chow Chow

Os cães da raça Chow Chow (Songshi Quan), originários da Mongólia, são independentes e dispensam companhia constante. Seus donos podem passar o dia fora que eles não se incomodam. Isso é bom? Talvez denote falta de amor, mas pode ser uma defesa registrada em seu DNA. Cães dessa raça eram usados para caça, guarda e puxar trenó, tendo servido de alimento por terem a carne macia. Sabe-se lá o que já vivenciaram. Mesmo assim, os cães precisam respeitar o chefe da matilha, no caso os seus donos. Isso é muito difícil com o Chow Chow, que não reconhece a autoridade do dono. Independência ou desvio de conduta?

Não é das raças mais inteligentes. O Chow Chow é difícil de ser adestrado. Tem uma das mordidas mais fortes, só perdendo para o Pit Bull.

Necessita de passeios e exercícios, mas moderadamente, sem exageros.

Tolera bem o frio por causa da sua pelagem, mas sofre com o calor. Para o clima brasileiro não é uma das raças mais apropriadas.

Por causa do seu pelo deve ser tosado e tomar banho uma vez por mês.

Altura: Fêmea: 46–51 cm, Macho: 48–56 cm
Peso: Fêmea: 20–27 kg, Macho: 25–32 kg

 

Chow Chow no programa da Eliane

Pelo que tenho pesquisado na internet, não encontrei muitos elogios e recomendações a esta raça, razão pela qual prefiro não ter uma opinião final. Existem algumas linhagens de Chow Chow bem agressivas e a raça é temida por muitos veterinários, que preferem atender o cachorro somente com o uso de focinheira.

Gostaria de conhecer a opinião dos leitores para saber qual o padrão da raça Chow Chow, se a agressividade a que todos assistimos na TV foi um caso raro ou se é frequente de acontecer.

Para quem não assistiu, aqui está o programa completo.

Chow Chow agressivo com o Dr. Pet

 
42.797 views

125 comments on “CHOW CHOW é Manso ou Agressivo?

  1. Galera realmente o chow chow ele tem um temperamento muito forte e odeia crianças, por favor mantenham longe de crianças, chow chow é da mesma linhagem dos lobos de caças e eles eram usados pra caças nos anos 30, essa raça não pode se sentir ameaçada de forma alguma. Sobre os ataques que vcs mencionaram verifiquem se eles não estavam com fome ou com calor pq isso estressa eles, e o passeio tem que ser duas vezes ao dia. Tentem isso e eles se acalmaram, eu comecei a namorar com uma moça que tinha um chow chow de 3 anos, todos ficaram admirados por ela não ter me estranhado, nem eu mesmo sei o que eu fiz mas a mesma ja chegou a me morder pq tentei tirar de baixo da cama pra tomar banho, realmente é uma raça muito traiçoeira, eu digo que até mais que o pitbull pq o chow chow é muito silencioso e não demonstra raiva e sim frieza ao atacar, quando se sentem ameaçados não importa se é o dono ou não, eles não exitam. Espero ter ajudado.

    Responda

  2. Já fui atacada 3 vezes, 2 por um Chow-chow e 1 vez por outro, todas as vezes fique muito machucada, em um caso perdi o emprego devido a gravidade do ferimento, adoro cachorros, mas está raça eu detesto e não chego perto.
    O temperamento pode ser mudado, o primeiro que me atacou era manso quando filhote, ficou agressivo depois, mas agora os donos estão se empenhando muito para que ele melhore e ele realmente ficou mais calmo, mas ainda assim não pode me ver (detalhe, quando este era filhote e escapava para a rua eu levava de volta para o dono, acho que ele me odeia por isso…)
    Ambos quando escapam ficam no portão da minha casa esperando para atacar… O dono do segundo diz que o animal não morde sendo que já atacou várias pessoas na rua… Não sei mais o que fazer…

    Responda

  3. Ganhei uma femea com 3 meses. Criamos cercada de muito carinho, ja esta com um ano. Um belo dia do nada atacou minha sobrinha de 5 anos…q foi fazer carinho nela…
    Outro dia tentou me atacar enquanto colocava racao…e de vez enquando ela esta virada no samuray, ja percebo quando ela nao esta bem…dai nem mecho.com ela…ela nos olha bem dentro dos olhos parece que diz nao chegue.perto hoje…

    Responda

  4. Tenho 2 Chow Chow um de 1 ano e 8 meses e outra de 7 meses, ambos são suuuuper dóceis, adoram crianças e pessoas. O meu mais velho não sabe nem o que é morder pois quando vou passear com ele e os cachorros vem pra cima dele avançando ele se esquiva ou chora.

    Responda

  5. Meu irmão tem um chow chow de 2 anos. Ele estranha todo mundo. Já mordeu o meu sobrinho e agora mordeu minha esposa. Definitivamente essa raça não é confiável…

    Responda

  6. Tenho uma de dois meses estou com medo pq soube de tudo isso agora e tenho um menino de 3 anos. Ela é pura e de bom pedigree. Sera que nao é o mesmo caso do pitbull que fica violento quando vem miscegenado com outras racas?

    Responda

  7. Minha filha ganhou uma chow chow Linda e mansinha demais! Nos apaixonamos por ela, mais ao completar um ano ela resolveu passará atacar minha mãe, minha irmã mais mantivemos ela em casa pois somos apaixonados por ela. Porém ontem vivemos um filme de terror quando minha filha foi pegar sua ração parabéns por não vasilha dela foi atacada por ela e para se livrar precisou agarrar em suas bochechas enquanto eu com um travesseiro me meti no meio para livra-lá! Fora isso, não pudemos sir do quarto por quase quarenta minutos pois a medida que colocávamos os és pra fora ela rosnava e vibha pra cima; depois de inúmeras tentativas consegui por ela pra fora da casa e sinceramente, não da mais! Amo de paixão mais no momento que ela resolveu atacar a se pessoas que cuidam constantemente dela, não da pra mantê-la conosco!

    Responda

  8. Olá!! tenho um chow chow macho de 1 ano e 3 meses, ele aparentemente é tranquilo, fica na dele, mas infelizmente mente fez três vítimas na minha casa, acho que foi pq entraram no meu quarto ou ele se sentiu ameaçado, agora tive que prender ele pq meus pais estão com medo, ele só obedece a mim, não sei o pq ele foi agressivo, todos tratavam ele muito bem. Queria uma opinião de como deixa-lo manso de novo.

    Responda

  9. Tenho um macho de 3 anos, é extremamente docil, agora foi feito a castraçao e voltou a ser criança novamente, muito amável, meu filho de pelos…

    Responda

  10. Tenho duas fêmeas chow chow elas são irmãs tem 1 ano e 3 meses, uma inteira dourada e outra inteira preta, elas são extremamente doceis, carinhosa e são carentes, precisam de atenção, levamos elas para passear constantemente e tramamos as duas com mesmo carinho. Elas reconhece um como dono delas, mas sempre tratando elas como neném.

    Responda

  11. bom tenho um chow chow de 10 meses, ele sempre foi muito bem tradado com muito carinho e atenção foi sempre muito amoroso adora receber carinho , de um tempo pra cá esta tendo mudanças de temperamento não suporta criança , e foi criado e um comercio interagindo com pessoas, mais do nada e mordeu minha irmã e minha mãe, e depois que ele morde não aceita mais a presença da pessoa sempre que atacar dota vez que ver as mesma, confesso que fiquei muito triste com essa situação…………..

    Responda

  12. Fui atacado e levei 3 mordidas,profundas e dolorosas nas pernas.Acredito q se não estivesse de calça jeans grossa,teria pego alguma artéria. NUNCA MAIS ESPERO VER UM DESSE POR PERTO

    Responda

  13. Olá, crio essa raça já tem 7 anos, todos que tive foram bem manso, sim eles são não aceitam que dão ordem, que brigam, por tanque me dei super bem, nunca bati no máximo brigo mais nada de gritos, os meus nunca morderam ninguém, eles não são muito chegados em crianças porque elas ficam pegando abraçando e eles não gostam de pegação, são super na deles, super limpos não gosto de sugueira, não latem, não fazem bagunça, é uma raça perfeita, desde que seja cuidados com carinho, nenhum animal merecer apanhar ou passar fome, trate bem que ele jamais iria atacar alguém, o meu tem 4 anos de 3 meses parece um bebê, super dengoso, lindo.

    Responda

  14. ganhei recentemente uma chow-chow linda, de 4 meses. adora crianças e brinca muito, super tranquila, o único defeito é que adora destruir um sapato kkk. não vi nada de agressivo.

    Responda

  15. Tenho um com 1 ano so que ja ganhei ele com 6 meses de meu irmão q tbm ganhou ele de outro dono, mas so tenho a falar q ele até agora é super manso ama criança, n estranha gosta de mais de passear, e só late pq tenho outro cachorro q ama lati. Kkkk um poodle e ele tbm se dar muito bem com max. Só é muito teimoso.kkkkk mas amo muito ele.

    Responda

  16. Também tenho um de 3 meses ama criança, brinca bastante e não destrui nada dentro de casa. Ele sente muita falta quando eu e minha filha estamos na rua, tratamos ele com muito carinho. Assim também me recordou a veterinária dele.. “continue com carinho e tranquilidade em casa.. que ele não se tornará agressivo “. Tudo depende dos donos!

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.