CHOW CHOW é Manso ou Agressivo?


Um domingo desses a TV exibiu um programa onde aparecia um cão da raça Chow Chow extremamente agressivo. Seus donos apresentavam ferimentos graves nos braços e rosto, tendo sido hospitalizados algumas vezes precisando receber pontos e antibióticos. Mesmo assim, não desistiram do animal e após muitas semanas de tentativas, com muita paciência, atenção e amor, conseguiram mudar o comportamento do animal. Não sei se teria a mesma disposição, embora já tenha vivido situação parecida há muitos anos, quando tínhamos um pequinês.  Afinal, o Chow Chow é manso ou agressivo?

Características do Chow Chow

Os cães da raça Chow Chow (Songshi Quan), originários da Mongólia, são independentes e dispensam companhia constante. Seus donos podem passar o dia fora que eles não se incomodam. Isso é bom? Talvez denote falta de amor, mas pode ser uma defesa registrada em seu DNA. Cães dessa raça eram usados para caça, guarda e puxar trenó, tendo servido de alimento por terem a carne macia. Sabe-se lá o que já vivenciaram. Mesmo assim, os cães precisam respeitar o chefe da matilha, no caso os seus donos. Isso é muito difícil com o Chow Chow, que não reconhece a autoridade do dono. Independência ou desvio de conduta?

Não é das raças mais inteligentes. O Chow Chow é difícil de ser adestrado. Tem uma das mordidas mais fortes, só perdendo para o Pit Bull.

Necessita de passeios e exercícios, mas moderadamente, sem exageros.

Tolera bem o frio por causa da sua pelagem, mas sofre com o calor. Para o clima brasileiro não é uma das raças mais apropriadas.

Por causa do seu pelo deve ser tosado e tomar banho uma vez por mês.

Altura: Fêmea: 46–51 cm, Macho: 48–56 cm
Peso: Fêmea: 20–27 kg, Macho: 25–32 kg

 

Chow Chow no programa da Eliane

Pelo que tenho pesquisado na internet, não encontrei muitos elogios e recomendações a esta raça, razão pela qual prefiro não ter uma opinião final. Existem algumas linhagens de Chow Chow bem agressivas e a raça é temida por muitos veterinários, que preferem atender o cachorro somente com o uso de focinheira.

Gostaria de conhecer a opinião dos leitores para saber qual o padrão da raça Chow Chow, se a agressividade a que todos assistimos na TV foi um caso raro ou se é frequente de acontecer.

Para quem não assistiu, aqui está o programa completo.

Chow Chow agressivo com o Dr. Pet

 
36.614 views

111 comments on “CHOW CHOW é Manso ou Agressivo?

  1. ganhei recentemente uma chow-chow linda, de 4 meses. adora crianças e brinca muito, super tranquila, o único defeito é que adora destruir um sapato kkk. não vi nada de agressivo.

    Responda

  2. Tenho um com 1 ano so que ja ganhei ele com 6 meses de meu irmão q tbm ganhou ele de outro dono, mas so tenho a falar q ele até agora é super manso ama criança, n estranha gosta de mais de passear, e só late pq tenho outro cachorro q ama lati. Kkkk um poodle e ele tbm se dar muito bem com max. Só é muito teimoso.kkkkk mas amo muito ele.

    Responda

  3. Também tenho um de 3 meses ama criança, brinca bastante e não destrui nada dentro de casa. Ele sente muita falta quando eu e minha filha estamos na rua, tratamos ele com muito carinho. Assim também me recordou a veterinária dele.. “continue com carinho e tranquilidade em casa.. que ele não se tornará agressivo “. Tudo depende dos donos!

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.