CHIHUAHUA é Excelente Cão de Guarda


Apesar do tamanho reduzido, sendo considerado o menor cão do mundo, o Chihuahua fica um gigante na hora de exercer suas funções de cão de guarda. O tamanho, que varia entre 16 e 20 cm, não impede que faça bastante barulho quando se sente ameaçado. Bastante curioso, o Chihuahua mostra-se um grande companheiro e protetor da casa e de seu dono. O Chihuahua late para alertar a família, mas não fica fazendo barulho desnecessariamente.

Dizem que o Chihuahua é originário do México. Era considerado o cão sagrado dos Astecas. Mas já havia no Egito, há três mil anos, um cão muito parecido com ele. Em uma tumba egípcia foram encontrados os restos mortais mumificados de um cão com o tamanho e crânio bastante parecidos ao do Chihuahua.

De tamanho reduzido, o Chihuahua adora carinho e colo. É um cão de companhia, para viver em apartamento, sendo ciumento pela presença de estranhos. Tem sido bastante procurado por ser, quando adulto, resistente a doenças, fácil de transportar e por dar poucas despesas com alimentação graças ao seu tamanho.

Características físicas do Chihuahua

chihuahua

Os cães da pelo curto são menores, mas há os de pelo longo. Todos tem focinho curto e olhos grandes. Chihuahuas podem ser encontrados em 56 cores diferentes e chegam a pesar três quilos. Existem filhotes bem pequenos, chamados de “micros”, mas devem ser evitados porque pode indicar raquitismo, o que ocasionará problemas futuros de saúde. O ideal é um peso entre 1,8 e 2 quilos. Os olhos são grandes  merecem atenção especial.

Muita gente chega a confundir o Chihuahua com o Pinscher por serem bastante semelhantes fisicamente. No entanto, são raças diferentes e o Chihuahua tem preço de venda mais elevado. O Pinscher é mais alerta e demonstra agitação, enquanto o Chihuahua é mais calmo e tranquilo.

A saúde do Chihuahua

Cuidados com a moleira (ponto macio no topo da cabeça do chihuahua), hipoglicemia e doença nos olhos são os pontos fracos da raça. Quando filhotes, devem receber doses pequenas de mel e refeições frequentes para evitar a queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). Mais informações neste site sobre a saúde dos Chihuahuas…

Alimentação do Chihuahua

A alimentação consiste em ração Super Premium e água à vontade.

 
1.083 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.